VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 14 de fevereiro de 2015

COMO SERIA A VIDA NA TERRA SEM A LUA???

Cheia, crescente, nova ou minguante a Lua enfeita nosso céu e ilumina nossas noites, trazendo beleza, mistério e romantismo durante seu passeio pela abóboda celeste. Mas você já parou para imaginar como seria a vida na terra se a Lua não existisse? Seria possível vida no planeta sem nosso satélite natural?

A Lua surgiu a bilhões de anos de um impacto da Terra com um corpo celeste denominado Thea, se ela não existisse a vida no planeta poderia ser bem diferente do que é atualmente, ou talvez nem existisse vida por aqui.

O eixo de rotação do planeta Terra permanece estável em cerca de 23,5º de inclinação, e isso só é possível por causa de nosso satélite natural, devido a atração gravitacional que este exerce sobre o planeta, sem está inclinação, as estações do planeta não seriam definidas.
Os dias seriam mais curtos sem a Lua, algo entre 15 e 18 horas. Isso aconteceria porque com a Lua, as forças de maré diminuem a velocidade de rotação do planeta, tornando o dia mais longo. 

Com uma velocidade de rotação mais rápida, a atmosfera terrestre se moveria com maior velocidade, fazendo com que os ventos se tornassem muito mais fortes e ocasionando o surgimento de grandes furacões que durariam muito mais tempo.

Com o eixo de inclinação diferente e com a rotação mais lenta, o clima seria drasticamente modificado, os pólos seriam mais quentes, e os trópicos estariam cobertos por gelo.

Nosso satélite natural também atual como um eficiente escudo contra a colisão de rochas vindas do espaço. Se ela não existisse, a Terra seria a única fonte de atração gravitacional, atraindo objetos espaciais para a superfície do planeta que seria muito mais bombardeada por matéria vinda do espaço do que é atualmente.

Um fato curioso é que a Lua se afasta 3,8 cm por ano da planeta, e poderá um dia se desprender da órbita Terrestre, a partir daí se tornará um planta anão.

Porém alguns cientistas afirmam que Lua não irá se afastar para sempre, mas sim até a translação do astro atingir um valor de 55 dias, ou 60 % mais distante do que está hoje, contudo tudo isso só acontecerá daqui a 15 bilhões de anos e até lá o sistema solar inteiro já terá deixado de existir, pois o Sol entrará em colapso daqui a 5 ou 6 bilhões de anos.

Até isso tudo acontecer a raça humana já terá encontrado algum outro planeta habitável e terá se mudado pra lá, isso se sobrevivermos a ameaça do auto-extermínio ou se nenhuma catástrofe natural acontecer.

AUTOR: MISTÉRIOS INEXPLICÁVEIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!