VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 29 de julho de 2015

DÉJA VU, O MISTERIOSO FATO DE VIVER ALGO MAIS DE UMA VEZ

Déjà vu a maioria das pessoas já passaram por isso em um ponto ou outro: déjà vu, a sensação assombrosa que você tenha experimentado algo antes.

Francês para “já visto”, déjà vu está sob investigação há anos por cientistas, que ainda tentam oferecer uma explicação completa para o fenômeno, mas é declaradamente experimentado por mais de 70 por cento das pessoas em algum momento.

Pesquisas recentes, no entanto, renderam algumas pistas sobre o que fazem o déjà vu. Parece ocorrer igualmente entre homens e mulheres e entre as raças, de acordo com um estudo de 2003 do Jornal de doença nervosa e mental , mas déjà vu ocorre mais frequentemente em pessoas com idades entre 15 a 25.

Esse fato levou alguns especialistas a acreditar déjà vu pode estar ligada a neurotransmissores como a dopamina, que são encontrados em níveis mais elevados em adolescentes e jovens adultos – uma hipótese que ganhou força depois que o caso peculiar de um homem de 39 anos de idade, saudável veio a luz.

O homem – um médico de profissão – estava lutando contra a gripe tomando amantadina e fenilpropanolamina, dois medicamentos conhecidos por aumentar a atividade da dopamina no cérebro. Dentro de 24 horas após o início das drogas, ele relatou intensos, episódios recorrentes de déjà vu.

Este estudo de caso, publicado em 2001 no Journal Journal of Clinical Neuroscience , relatou que uma vez que o médico parou de tomar os medicamentos, seu déjà vu também desapareceu.
Déjà vu e epilepsia

Outra visão sobre as causas do déjà vu vem de estudos de epilepsia.Há uma ligação forte e consistente entre o déjà vu e as crises que ocorrem em pessoas com epilepsia do lobo temporal medial, um tipo de epilepsia que afeta o hipocampo do cérebro.

O hipocampo desempenha um papel essencial na administração de curto e longo prazo de memórias. Pessoas com epilepsia de lobo temporal medial “consistente experimentam um déjà vu no início de suas crises”, de acordo com um relatório de 2012 na revista médica Neuropsychologia .

Este fenômeno levou alguns especialistas a propor o déjà vu, como um ataque epiléptico, pode ser o resultado de uma falha de ignição neural, durante o qual os neurônios no cérebro transmitem sinais ao acaso e levar as pessoas saudáveis ??a experimentar uma falsa sensação de familiaridade lembrado.
A realidade virtual provoca déjà vu

Porque déjà vu é um evento tão fugaz – a maioria ocorrências durar mais do que uma questão de segundos – está provado frustrantemente difícil de estudar. Mas o psicólogo cognitivo Anne Cleary da Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins encontrou uma maneira de induzir o déjà vu utilizando realidade virtual.

Cleary e seus colegas criaram 128 cenas de realidade virtual 3D de uma cidade que chamaram de “Deja-ville”, utilizando o game “The Sims 2″.As imagens foram emparelhados, com um pátio que tinha uma árvore em vaso no centro, por exemplo, combinado com uma galeria de museu semelhante com uma estátua no centro.

Quando os voluntários explorando Deja-ville entrou no segundo quarto, eles relataram sentimentos de déjà vu, mas eles não foram capazes de conectar esse sentimento com o momento em que passou a explorar o primeiro quarto. “As pessoas têm uma maior sensação de déjà vu quando a cena tem um layout semelhante, mas eles estão deixando de lembrar a fonte da familiaridade”, disse Cleary da revista Smithsonian.

Déjà vu pode estar relacionada com alguns outros fenômenos que são igualmente um desafio para os cientistas. Jamais vu, ou “nunca visto”, ocorre quando uma pessoa experimenta algo familiar – como a sua própria sala de estar -, mas sente que eles nunca estive lá antes.

E déjà entendu (“já ouvido”) ocorre quando alguém é certo que já ouviu falar alguma coisa antes, como um trecho de uma conversa ou uma frase musical, mas não me lembro a hora exata ou lugar.

AUTOR: livescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!