VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ESTALAR OS DEDOS, FAZ BEM OU MAL???

Estalar os dedos ou outras partes do corpo é um hábito comum que qualquer um de nós pode desenvolver, embora algumas pessoas sentem muita agonia ou ficam irritadas ao ouvir o barulho produzido. Mas o pior, porém não confirmado, é resultar em efeitos colaterais não desejados a longo prazo. 

O ato é basicamente o mesmo de deslocar o ombro, pois está afastando os ossos e cartilagem para liberar um certo tipo de gás.
As estruturas que ligam um osso ao outro são chamadas de articulações, as quais possuem tecidos conectivos e ligamentos. Elas são envolvidas por um tipo de cápsula que contém um líquido viçoso e incolor denominado Sinóvia (fluído sinovial), este líquido tem a função de facilitar os movimentos de todas as articulações do corpo agindo como um lubrificante.

O som que emite quando estalamos alguma articulação, principalmente a dos dedos, ocorre, pois dentro dessas cápsulas que envolvem as articulações existem bolhas de gases que são Nitrogênio, Oxigênio e Dióxido de carbono e quando esticamos ou dobramos a articulação essas bolsas acabam por estourarem, como se fossem bexigas. 

É por isso que, mesmo que você tente, dificilmente vai conseguir estalar os dedos novamente logo em seguida, pois esses gases levam em torno de 20 a 30 minutos para se reunirem novamente.

FAZ MAL PRA SAÚDE?

Ainda não foi formulado um estudo que evidencie que estalar os dedos seja prejudicial, mas é bom ter cautela, alguns especialistas advertem que o líquido que envolve a articulação pode ficar gasto e isso supostamente acarretaria no surgimento de doenças como artrite e artrose. 

É sempre bom ter atenção se, ao estalar os dedos, há dor, nesse caso o mais recomendado é procurar um especialista.
Inúmeras pessoas possuem o costume de estalar outras partes do corpo como: pescoço, ombros e cotovelos, pois resulta em uma sensação de alívio e relaxamento quando nos esticamos e ouvimos o famoso “crec, crec” das articulações estalando, No entanto, para a surpresa de muitos, essa atitude não é recomendada sem o acompanhamento de um especialista, pois além de auxiliar você nas atividades de alongamento você terá essa sensação de conforto sem prejudicar suas articulações.

Para preservar as articulações também vale a pena ter uma vida saudável e praticar exercícios regularmente! XD

Eu tenho esse costume ‘’hihihi’’ e você? Nos digam o que achou nos comentários!

AUTOR: MINILUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!