VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 26 de setembro de 2015

NASA DIVULGA IMAGEM EM CORES DA SUPERFÍCIE DE PLUTÃO

Imagem com cores melhoradas mostra tons azulados e laranjas em Plutão. (Foto: Nasa)

Novas imagens em alta resolução captadas pela sonda New Horizons revelam detalhes topográficos antes desconhecidos da superfície de Plutão. O material foi coletado no dia 14 de junho, mas divulgado apenas nesta quinta-feira pela agência espacial americana. Destaque para uma região que a Nasa apelidou como snakeskin, pele de cobra em inglês, por causa da aparência escarpada.

— É uma paisagem única e desconcertante que se estende por centenas de quilômetros — disse William McKinnon, pesquisador da Universidade Washington em St. Louis e vice-líder da equipe de Geologia, Geofísica e Imagem da New Horizons. — Parece mais com cascas de árvore ou escamas de dragão do que geologia. Isso vai levar tempo para ser entendido; talvez seja alguma combinação de forças tectônicas internas e sublimação de gelo provocada pelo Sol fraco em Plutão.
A New Horizons foi lançada em janeiro de 2006, mas a aproximação máxima da sonda com o planeta-anão aconteceu apenas em 14 de junho último. As imagens recém-divulgadas foram capturadas neste sobrevoo, a uma distância de apenas 12,5 mil quilômetros, mas se tornaram públicas só agora porque os arquivos mais pesados ainda estão percorrendo os 7,5 bilhões de quilômetros que separam Plutão da Terra. A transferência de todos os dados, a velocidade de 1 ou 2 Kbps, deve demorar mais de 16 meses.

Em outra imagem, foram combinadas imagens azuis, vermelhas e infravermelhas capturadas por uma das câmeras a bordo da New Horizons para ressaltar a cores da superfície de Plutão. É possível observar diferenças sutis na coloração do planeta, com tons azuis, amarelos, laranjas e vermelhos. Na imagem ampliada, dá para se perceber que algumas formações geográficas possuem cores distintas.
— Nós usamos os canais infravermelhos para estender nossa visão espectral de Plutão — explicou John Spencer, pesquisador do Instituto Southwest Research em Boulder, no Colorado. — As cores da superfície de Plutão foram melhoradas para revelar detalhes sutis em um arco-íris de azuis, amarelos, laranjas e vermelhos. Muitas paisagens possuem suas próprias cores, contando uma história geológica e climatológica complexa que apenas começamos a compreender.

Por causa da alta qualidade do material, é possível ver detalhes da geologia do planeta-anão, com características que se assemelham a dunas, o antigo litoral de um lago glacial que encolheu, e montanhas de gelo angulares e fraturadas com penhascos. A resolução permite observar objetos de até 250 metros.

Na imagem acima, uma visão aproximada da superfície suave e brilhante da região chamada informalmente de Sputnik Planum mostra que, na verdade, existem poços profundos, pequenos cumes em um terreno recortado. Dunas de partículas congeladas voláteis são uma explicação possível, dizem os cientistas, mas o gelo de Sputnik deve ser especialmente suscetível à sublimação e formação do solo corrugado.

Além das imagens, a sonda obteve novas informações sobre a distribuição do metano congelado em parte da superfície do planeta. Em Sputnik Planum o metano é abundante, enquanto na região conhecida como Cthulhu Regio ele é praticamente inexistente, presente apenas em sulcos e bordas de crateras. Aparentemente, o metano está nas áreas mais brilhantes, mas os cientistas ainda não sabem se é porque a substância é mais propensa a se condensar lá ou é a condensação que torna essas regiões brilhantes.

— É como o problema clássico do ovo e da galinha — disse Will Grundy, líder da equipe de composição da superfície da New Horizons e pesquisadora no Observatório Lowell, no Arizona. — Nós não estamos certos quanto a isso, mas o interessante é que a New Horizons tem a capacidade de compor mapas raros, que serão cruciais para resolver como o enigmático Plutão funciona.

— Com esses novos mapas e imagens, nós viramos uma nova página no estudo de Plutão revelando o planeta em alta resolução e em cores e composição. Eu queria que Clyde Tombaugh, o descobridor de Plutão, tivesse vivido esse dia — concluiu Alan Stern, investigador chefe da New Horizons.

AUTOR: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!