VISITAS!

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET
REDENET TIANGUÁ - (88)3671-1144/9-9739-8777/9-9428-2616

sábado, 2 de abril de 2016

10 FAMOSAS LENDAS AMAZÔNICAS MAIS ASSUSTADORAS

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. As lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente um produto da imaginação humana. Mas nem toda lenda necessariamente é mentira, algumas podem ser verdadeiras e isso é muito importante.

Em todas as regiões do mundo existem lendas, algumas tem explicações plausíveis e até certo ponto são aceitáveis, mas algumas realmente possuem algumas histórias que dificilmente nós acreditamos. Pensando nisso, fizemos uma pesquisa na internet para procurar as lendas amazônicas mais famosas e assustadoras, e talvez vocês não conheçam muitas das lendas que vamos citar.

Então amigos, confiram agora a nossa lista com as 10 famosas lendas amazônicas mais assustadoras:
1 – Matinta Pereira
Essa lenda da amazônia conta que a noite um assobio incomoda as pessoas e assusta as crianças, e quando acontece isso o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo: “Matinta, pode passar amanha aqui para pegar o seu tabaco”. No dia seguinte, uma senhora idosa aparece na residência onde a promessa foi feita, para buscar o fumo que foi prometido para ela.

A lenda diz que essa tal senhora se transforma em uma criatura assustadora, e dependendo pode ter asas ou não. A criatura com asas pode voar ao redor da casa a ser assombrada, já a criatura sem asas anda sempre com um pássaro, considerado agourento.

2 – Mafumeira
Existem alguns tipos de árvores mafumeiras na Amazônia, e os mitos existentes ao redor dessas árvores são muito diferentes. Mas em todas as versões da lenda, essas árvores são lindas, enormes e possuem “propriedades mágicas”. Essas árvores são consideradas protetoras das florestas e reza a lenda que elas amaldiçoam que as ofende, fazendo com que seu estômago inche e se rompa.

Ainda existem contos de que pessoas já adoeceram depois de urinar próximo as raízes dessas árvores. Mesmo com essas histórias de maldições, existem pessoas que aproveitam a magia das árvores para um ganho pessoal, por exemplo, fazendo um inimigo sofrer deixando sua roupa ou pertences em baixo da árvore, ou ainda podem coletar a seiva dessas árvores e usar como veneno.

3 – Lobisomem
O El Lobizom em espanhol, ou no popular lobisomem, é uma criatura bem semelhante aquele conhecido lobisomem que se transforma na lua cheia, mas com algumas diferenças. A lenda conta que esse lobisomem come tantas pessoas mortas quanto vivas, e ninguém se transforma nele ao ser mordido, que vira lobisomem são apenas as pessoas que são o sétimo filho consecutivo em sua família. A pessoa só se transforma no aniversário de 13 anos e assim se transformando em uma criatura metade lobo e metade homem, com olhos vermelhos e dentes afiados.

4 – El Chullachaqui
A lenda diz que El Chullachaqui é um agricultor anão que passa seu tempo brincando com os animais e é um guardião da floresta. As vezes, ele se transforma em um ente querido das pessoas e os atrai para a selva, para que essas pessoas possam se perder. El Chullachaqui tem uma perna de pau, facilitando as pessoas de verem seu rastro que é um pequeno pé esquerdo de um lado e um buraco no outro. A lenda diz que é bom evitar desmatamentos, pois é nesses momentos que ele costuma aparecer.

5 – Boto-cor-de-rosa
Os botos-cor-de-rosa são encontrados apenas na Amazônia, e como eles tem uma fama de serem muito inteligentes, não é de se espantar que existem lendas sobre ele. Uma das lendas diz que nos dia de lua cheia e festas juninas, o boto se transforma em um atraente rapaz, bem apresentado com um terno e chapéu branco, para encobrir seu rosto e disfarçar seu nariz pontudo.

Vestido como um rapaz bem apresentado, ele seduz as mulheres desacompanhadas e se der como o planejado, essa garota fica grávida de um boto-cor-de-rosa. Alguns acreditam que essa lenda foi inventada para justificar a gravidez fora do casamento.

6 – Pirarucu
O pirarucu é um peixe de água doce que pode chegar até três metros de comprimento e pesar mais de 200 kg. Suas escamas são tão grandes que são usadas como lixas de unha. Os nativos acreditam que esse peixe já foi um grande guerreiro no passado, da tribo Uaias.

De acordo com a lenda, esse peixe era um grande guerreiro, mas não tinha coração, além de ser vaidoso e orgulhoso de sua posição como filho do chefe. Ele criticava os deuses e quando seu pai saia da tribo, ele assassinava alguns moradores sem motivo algum. Mas foi aí que Tupã, o deus dos deuses, se cansou de seu comportamento e mandou uma tempestade para derrubá-lo. Foi então que Pirarucu estava pescando quando viu a tempestade em sua direção, mas não deu a mínima. Então, um raio caiu bem em cima do Pirarucu, que o jogou dentro do rio Tocantins e o transformou em um peixe.

7 – Mapinguari
Essa criatura pode aparecer em qualquer lugar onde exista floresta, e existem também contos de um grande animal bípede. Na América do Norte, o chamam de Pé Grande, nos Himalaias de Yeti, e aqui no Brasil de o Mapinguari. Porém, ele parece ser mais assustador do que os outros, pois ele persegue suas vítimas, que são humanos caçadores, em vez de correr e se esconder como os outros. 

Além disso, existem descrições bastante bizarras sobre essa lenda, incluindo pés de tatu virado para trás, apenas um olho e uma grande boca em seu estômago. A lenda ainda diz que essa criatura é grande, tem cheiro de cadáver e alho e uma pele grossa e impenetrável.

8 – La Sachamama
Dizem que a famosa La Sachamama é o espírito-mãe da selva. Ela tem um corpo de jiboia imenso, pois cresceu tanto que nem consegue se mover livremente sobre a floresta. Já que ela não pode se locomover, ela fica parada em um mesmo lugar, sendo cobrida pela vegetação e assim criando uma espécie de camuflagem. E quando algo se aproxima dela, tanto humanos quanto animais, ela os devora em alguns minutos.

9 – El Tunchi
El Tunchi é um espírito do mal que assombra a floresta e assim como a lenda da Matinta Pereira, ele aterroriza as pessoas com um assobio. Algumas pessoas afirmam que ele é um amálgama de todas as almas que pereceram na floresta, outras pessoas já o descrevem como um fantasma de um homem que se perdeu e morreu na selva.

El Tuchi fica muito irritado com as pessoas que desrespeitam o meio ambiente e é atraído por todos que respondem aos seus assobios. Dizem que esse assobio fica cada vez mais alto e agudo, e quem o escuta tem um desejo insuportável de imitá-lo. As pessoas que respondem ao chamado, costumam ter uma morte muito cruel.

10- Uirapuru
A lenda do Uirapuru é muito interessante, dizem que um pássaro de pluma vermelha e com um canto magnífico é atingido pela flecha de uma donzela apaixonada, que acaba se transformando em um belo e forte guerreiro. Porém, um feio e aleijado feiticeiro fica com ciúmes, e através de sua flauta encantada toca uma música linda que faz com que o guerreiro desapareça, sobrando apenas sua linda voz no meio da mata. Dificilmente as pessoas podem ver o Uirarupu, mas dizem que é muito fácil escutar o seu canto e quando canta, todas as aves ao seu redor se calam.

E aí amigos, já conheciam todas essa lendas? Comentem!

AUTOR (ES): Revoada, Ah Dúvido
IMAGENS: Pixa Bay, Cryptidz, The Rvn, Ineam, Barrancas, Mal assombro Tv, Flickr, Taringa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!