VISITAS!

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET
REDENET TIANGUÁ - (88)3671-1144/9-9739-8777/9-9428-2616

terça-feira, 30 de agosto de 2016

7 LIÇÕES QUE OS BRASILEIROS PRECISAM APRENDER URGENTEMENTE

O Brasil é um país gigante territorialmente e também culturalmente, exatamente porque é diversificado, em cada um dos cantos dessa nação encontramos peculiaridades, sotaques, gastronomias e regionalismos tão interessantes.

Mesmo assim, o brasileiro ainda tem uma certa dificuldade em valorizar e compreender a importância dessa riqueza que portamos. Porque foi pensando exatamente nisso, e em alguns outros pontos, que eu aqui do Mundo Real 21, copilei as 7 principais lições que todo brasileiro deveria aprender. 

Confira!

1- A perder o tal complexo de vira-lata
Após o escritor Nelson Rodrigues, afirmar que o brasileiro tinha o tal “ complexo de vira-lata” ele se explicou:

“Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.”

E o nosso problema é exatamente esse, nos preocupamos demais com que os “gringos” vão achar, qual a imagem que os outros países tem da gente, sem parar nenhum minuto para olhar em volta e admirar também as qualidades que tem nosso imenso e diversificado país tropical.

2- Noções de meio ambiente e sustentabilidade
Uma coisa realmente não podemos negar, o Brasil é abençoado com recursos naturais que a priore pareciam inesgotáveis. Este fato associado a nossa própria cultura que não condena como em outros lugares o desperdício, tem causado sérios danos ao nosso meio ambiente.

Os países europeus por sua vez, trazem os conceitos de sustentabilidade mais enraizados em sua cultura, uma vez que não despõem de tantos recursos naturais e há muito tempo precisaram desenvolver novas tecnologias para suprir essa falta.

Ou seja, somos abençoados e realmente precisamos valorizar todos os recursos naturais que nos são dispostos, pensando cada vez mais na sustentabilidade ambiental.

3- Entender a importância do Brasil para a economia mundial
Olha que como dizem por aí, vivemos em tempos de crise, e mesmo assim, no ranking de estimativas do valor do PIB de 189 países, o Brasil agora em 2016 ocupa o 9° lugar.

4- O que é cidadania
Apesar de ser um termo bastante popular, muitos brasileiros ainda não sabem qual o real significado da palavra cidadania. Em outras palavras podemos resumi-la em deveres e direitos que qualquer indivíduo tem como pertencente a uma sociedade e ao estado.

Aqui no Brasil muitos dos direitos individuais são violados, da mesma forma que muitas obrigações também são desconsideradas.

5- O efeito que o lixo jogado na rua causa a nós mesmos
Tudo bem que já falamos de meio ambiente e sustentabilidade por aqui, mas a grande questão é que esse “costume” é muito enraizado em nosso país, onde acredita-se que isso é comum e que uma “bituquinha” não irá prejudicar em nada. 

Ou seja, mais uma questão para se rever e com urgência!

6- Que o Brasil é uma país miscigenado e que preconceito simplesmente não cabe
Se existe um lugar miscigenado, esse lugar é o Brasil! Não é atoa que já fomos estudados por essa característica que a principio era vista como algo negativo, e hoje já é reconhecida como algo incrível visto que a diversidade realmente nos enriquece.

Agora, se todos nós somos um pouquinho de várias raças diferentes, como nutrir um sentimento de ódio e descriminação por uma etnia específica? Somos todos negros, brancos, índios, portugueses e é isso que nos torna brasileiros…

7- Que a nossa música e cultura é muito rica e não inferior a qualquer outra
Existe uma super valorização da cultura que vem de fora e um certo ar de menosprezo pelo o que é produzido aqui. E o cinema nacional? E o nosso teatro? A nossa boa e velha bossa nova e musica popular brasileira? Tantos são os artistas nacionais que são reconhecidos até internacionalmente e por nós não, que realmente o assunto se torna uma lição a ser aprendida.

E então queridos leitores, vocês concordam com esses tópicos? Adicionaria algum outro a esse tópico? Conta pra mim aqui em baixo pelos comentários.

AUTOR: exame
IMAGENS: vivamaisverde, cariocapost, profemarli.comunidades, oliberdade, blogiveco, economia.culturamix, eusemfronteiras, pragmatismopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!