VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

11 CURIOSIDADES INTRIGANTES QUE VÃO MUDAR SUA VIDA

O conhecimento científico nem sempre é o mais popular entre as pessoas. Dificilmente você vai chegar numa roda de amigos ou numa mesa de bar comum e encontrar as pessoas discutindo o tamanho do espaço, a posição das galáxias ou o papel do ser humano no universo. Isso porque o primeiro contato com esse conhecimento se dá na escola, nem sempre da maneira mais amigável possível.

Nós vivemos num mundo em que o pensamento científico não nos cerca com frequência a todo instante, não dando a verdadeira noção de quem somos e que tamanho temos em relação ao nosso planeta, nossa galáxia e todo o universo. Algumas dessas informações no entanto, são bem curiosas e nos dão uma noção bem diferente de como funciona o mundo e tudo que há fora dela.

Agora, meus amigos, trago alguns fatos que vão te deixar impressionados com o tamanho do universo que nos cerca, mostrando que há muito mais coisas lá fora do que a gente pode imaginar.

1 – População mundial
Vocês sabem quantas pessoas existem no planeta Terra, caros amigos? Pois fique sabendo que você é apenas um no meio de mais de 7,4 bilhões de pessoas.

2 – Quantos continentes tem no planeta Terra?
Ao longo da vida, muita gente não vai conseguir nem mesmo sair do próprio país, quem dirá do continente. Porém, nosso planeta é imenso, possuindo seis continentes: Ásia, África, América, Europa, Oceania e a Antártida. Alguns teóricos ainda consideram Europa e Ásia parte de um mesmo continente gigante de nome Eurásia, ou dividem a América em duas – América do Norte e América do Sul – ou mesmo três partes, incluindo a América Central.

3 – Qual a quantidade de galáxias no mundo?
Se somos pequenos em relação ao tamanho do planeta, é até desanimador olhar para o tamanho do universo todo. Com observações feitas pelo telescópio Hubble, astrônomos fizeram um preciso censo do número de galáxias percebidas no universo observável, a parte que conseguimos ver da Terra. O número fica entre um e dois trilhões de galáxias, bem menor que a estimativa anterior, que apontava 100 bilhões de galáxias.

4 – Qual a quantidade de estrelas nas galáxias?
Se a nossa galáxia é só mais uma no meio de tantas, as nossas estrelas tem ainda mais semelhantes em todo o universo. Com tantas galáxias percebidas, a expectativa para o número de estrelas é gigante: algo próximo de 700 sextilhões. Se você não consegue ter uma noção do tamanho desse número, saiba que ele é formado pelo número 7 seguido de 23 zeros.

5 – Quantos quilômetros tem um ano luz?
Muita gente pode não saber, mas o nome ano luz diz respeito a uma medida de distância, e não de tempo como pode parecer pela palavra ano. Ele indica a distância que a luz leva para percorrer, no vácuo, no período de um ano. A medida é utilizada para distâncias gigantes no espaço. Apenas um ano luz é equivalente a quase 10 trilhões de km.

6 – Qual o tamanho da galáxia?
Acham um ano luz muita coisa? E se a gente te falar que nossa galaxia tem um diâmetro em torno de cem mil anos-luz, você acreditaria?

8 – Existem mais estrelas do que grãos de areia?
E se a gente falasse para vocês que existem mais estrelas no espaço do que grãos de areia em todas as praias da Terra? Só de tentar contar os grãos em uma única praia você já entraria em desespero, imagine ter a noção do número de estrelas.

9 – Qual o tamanho dos Buracos Negros?
Existem vários buracos negros dando “rolê” por aí, mas vocês tem uma noção do tamanho de uma coisa dessas? Na imagem vocês podem ver um comparação de um buraco negro com a Terra.

10 – Qual o tamanho do nosso DNA?
As medidas gigantes não estão só fora de nosso planeta, mas também dentro do corpo humano. O genoma humano contém cerca de 23 moléculas de DNA, cada uma com 500 mil a 2,5 milhões de pares de nucleotídeos. Essas moléculas têm um tamanho que variam de 1,7 a 8,5 centímetros, ou 5 cm em média quando desenrolados. Se o DNA de cada uma das células humanas for desenrolado, é possível fazer 17 viagens de Plutão até o Sol.

11 – Qual o tamanho do ser humano em relação à nossa galáxia?

Deu pra perceber que as coisas lá fora são bem mais gigantes do que tudo que temos contato não é mesmo? Se ainda está difícil compreender, esse vídeo mostra as proporções do universo, começando desde um simples átomo até uma visão geral de tudo que há no espaço.

Dá pra acreditar que tem tanta coisa assim pelo universo afora? Qual curiosidade você achou mais interessante? Conte nos comentários e aproveite para compartilhar o texto com os seus amigos.

AUTOR (ES): D-Dimensões, Click Educação, Uol, G1
IMAGENS: Pixabay, Galaxy Explorer, Space Answers,The Atlantic, Inhabitat, Awebic, Planeta Terra, We Know Your Dreams

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!