VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

terça-feira, 1 de novembro de 2016

POR QUE O HALLOWEEN É COMEMORADO NO DIA 31???

Fantasias sombrias, decorações com morcegos, aranhas e coisas espantosas, a famosa frase “doces ou travessuras?“, o Halloween é uma data muito celebrada em alguns países do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Em países como o Brasil, as pessoas têm o hábito de decorar as casas com adereços “assustadores” e também realizam festas a fantasia para celebrar a data. Mas qual é a verdadeira origem do Halloween?
A origem desse evento tem data de início lá no século XVIII. De acordo com a BBC, “historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”).

O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

O problema com esta teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados.
A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região. Os galeses celebravam, por exemplo, o “Calan Gaeaf”. Há pontos em comum entre este festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.

Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain.

Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de “cristianizar” o Samhain.

Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.”

A evolução da tradição do Halloween
O nome Halloween deriva de “All Hallows’ Eve” e teve suas raízes criadas no Reino Unido. Segundo o portal, “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.”

O conhecido e tradicional Dia das Bruxas só começou a ter forma por volta de 1500 e 1800 com a popularização das fogueiras usadas para queimar o joio, em uma espécie de celebração do fim da colheita no Samhaim, como um tipo de simbologia a ser seguida pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir a bruxaria e a peste negra.
Logo depois rituais de previsão do futuro começaram a surgir, onde as pessoas tentavam adivinhar a data da morte de uma pessoa, o nome, personalidade e profissão da futura esposa ou marido por meio do formato de vegetais como couve ou repolho. Em seguida, surgiu o hábito do canto rimado, feito por crianças, ou dizendo orações para as almas dos mortos em troca de bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que tinha sido libertada do purgatório.

Mais tarde, em 1845, cerca de 1 milhão de pessoas tiveram que imigrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições, por conta do fenômeno que assolou a Irlanda chamado a “Grande Fome”. Pouco depois disso começaram a surgir as primeiras referências ao Halloween na América, quando a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween, enquanto que no Reino Unido, o legume mais “entalhado” ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.

De acordo com a BBC, “Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de “doces ou travessuras”. Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nesta época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.
As brincadeiras podiam acabar ficando violentas, como ocorreu durante a Grande Depressão, e se popularizaram de vez após a Segunda Guerra Mundial, quando o racionamento de alimentos acabou e doces podiam ser comprados facilmente.

Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, não tem qualquer relação com doces.

Ele veio após a transmissão pelo rádio de Guerra do Mundos, do escritor inglês H.G. Wells, gerou uma grande confusão quando foi ao ar, em 30 de outubro de 1938.

Ao concluí-la, o ator e diretor americano Orson Wells deixou de lado seu personagem para dizer aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween e comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas.
Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi “exportado” para outros países, entre eles o Brasil.

Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.”

Por acontecer antes do dia de todos os Santos, 31 de Outubro, em grande parte do Ocidente, mas com maior ênfase e significância nos Estados Unidos, e em nome da valorização da cultura inglesa no país e do dia do Saci, o governo instaurou que a data fosse mantida para comemorar o dia do Saci e o Halloween.

Você gosta do Halloween? O que acha da data? Mande seu comentário para gente!

AUTOR: (ES): infoescola, history
IMAGENS: olharparaofim, ericakolbe, lovingnewyork, gospelprime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!