VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

domingo, 24 de setembro de 2017

QUEM INVENTOU O VENTILADOR?

Quem Inventou o Ventilador? Esta foi uma das invenções que tornou a vida das pessoas mais fácil. Assim como o ar condicionado, ele é um aparelho muito importante principalmente para as pessoas que moram em lugares quentes, onde o calor prevalece.
MAS A PERGUNTA CONTINUA. QUEM INVENTOU O VENTILADOR?

Toda criação denota de uma inquietação, ela é concretizada a partir de ideia, estudo e pesquisa. A tecnologia envolve a criação de vários aparelhos que deixam a vida das pessoas mais prática, fácil e moderna. Algumas invenções são tão importantes e deram tão certo que não conseguimos pensar a nossa vida sem elas.

QUEM INVENTOU O VENTILADOR?
O engenheiro Schuyler Wheeler foi Quem Inventou o Ventilador.

O inventor responsável pela criação do ventilador foi o engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler no final do século XIX. O modelo criado por ele foi o de mesa, que tinha duas pás.

Ele era mecânico e composto de um legue tradicional que foi aplicado preso por uma haste que se mexia por intermédio do movimento das roldanas e girava entre os eixos. Esse tipo de ventilador, criado entre 1882 e 1886, foi criado para atender especialmente às necessidades do setor industrial.

Quase simultaneamente, também em 1882, Philip H. Diehl, considerado o criador do ventilador moderno, criou o ventilador de teto. A sua composição era pás de latão e internamente eram bem confeccionados. Todavia, tanto o modelo de mesa, criado por Wheeler, quanto o modelo de teto de Diehl, apesar de serem adequados denota muita insegurança.

Apesar do processo de criação do ventilador ter tido início nas últimas décadas do século XIX, o aparelho só entrou no gosto popular quase cem anos depois. Em 1970, os modelos de chão e de teto se popularizaram por causa técnicas de construção mais baratas e simples.

MODELOS

É possível encontrar no mercado vários modelos de ventilador, desde os compactos até os de pés, que são bem mais potentes. No entanto, nem sempre foi fácil encontrar essa variedade de ventiladores. Desde que ele foi criado várias mudanças foram introduzidas em busca da melhora e da modernização desse aparelho.

COMO FUNCIONA O VENTILADOR

O ventilador nada mais é do que um aparelho mecânico que serve para transformar energia termodinâmica de rotatividade em acréscimo de pressão do ar.

Existem vários tipos de ventilador, eles são classificados de acordo com o sentido da direção do ar em detrimento ao local ventilado. Eles podem ser sopradores, quando existe entrada de ar no local ou exaustores, quando o ar é retirado do ambiente. Em outras palavras, o que define o tipo do ventilador é os axiais ou o centrífugo aplicado nele.

Atualmente é possível encontrar nas lojas ventiladores de vários formatos e tamanhos, sendo eles de pé, fixados com a ajuda de pedestal, teto ou parede. Em algumas residências o ventilador é usado como objeto de decoração, e conta com a presença de luminárias e lustres.

O VENTILADOR CHEGA AO BRASIL

O ventilador chegou ao Brasil nos anos 70, o modelo popular era o vitoriano, tendo sido fabricado por quase todas as empresas da época. Posteriormente, foi lançado o modelo “Spirit”, por Guto Indio da Costa, um brasileiro que se inspirou no modelo de avião Spirit of Saint Louis.

Este tipo de ventilador é o mais adquirido na atualidade, pois além de ter um sofisticado design, com cores variadas, ele tem somente duas pás e é cerca de 30% mais competente do que o modelo vitoriano.

A invenção mais atual no que se refere à fabricação de ventiladores é o tipo “Air Mutiplier”, que foi produzido sem pás. Quem o inventou foi James Dyson.

A sua estrutura é bem parecida com a dos motores que funcionam a jato. A entrada de ar passa por uma espécie de anel, que serve para incentivar e estimular a sua força. A pressão do fluxo, que chupa o ar de trás e da frente do ventilador, forma a corrente de ar. Vale salientar, que esse tipo de ventilador ainda é comercializado no Brasil.

USO RESIDENCIAL

A grande função do ventilador existente nas casas das pessoas é proporcionar um ambiente mais agradável e mais frio. Ele faz o ar circular e diminui o calor. Ele possui geralmente sistema giratório que direciona o ar para vários pontos do ambiente. No verão e em regiões muito quentes, com pouca circulação de ar natural, o seu uso se torna primordial.
USO NAS INDÚSTRIAS

O ventilador foi criado no fim do século XIX para atender as necessidades das indústrias da época. Hoje esse aparelho ainda tem sua função no setor industrial, e são usados na colaboração do processo que ajuda a resfriar os dispositivos elétricos e locais de trabalho, a exemplo das fábricas.

O ventilador também é usado em restaurantes que fazem uso dos exaustores, nos sistemas de refrigeração dos computadores, nos radiadores dos veículos e, dentre outros usos, nos ar condicionado.

VENTILADORES DE SUSPENSÃO

Em ambiente onde o espaço é pequeno e não cabe um ventilador de chão ou parede, é recomendado o uso do tipo suspenso de ventilador. Além de ser potentes, ele oferece mais segurança, pois não fica exposto ao contato de pessoas, especialmente crianças. O ventilador de suspensão tem um motor que combina vários rotores, o que permite que ele crie a sua rotatividade ou aumente a sua frequência.

Existe um modelo de ventilador de teto alemão, criado por um engenheiro dos EUA, onde pás de latão são conectadas a um motor próprio de uma máquina de costura, juntamente com esse modelo, ele criou várias outras invenções.

No início, o ventilador era fabricado em processo difícil e custava um alto valor. Todavia, depois da utilização do metal,fabricado nas indústrias, para criar o aparelho, a sua produção foi contínua e seu valor atribuído ficou bastante reduzido.

RESUMINDO

A invenção do ventilador não se tornou popular rapidamente, ele só aconteceu quase um século depois. Hoje o ventilador é um dos aparelhos mais conhecidos que existe. Não há uma casa em que ele não esteja presente, e o seu uso também é importante nas indústrias e em outros setores, com o da informática por exemplo.

Todavia, mesmo sendo um aparelho muito útil e popular o seu uso requer alguns cuidados, especialmente se o modelo for de mesa e houver crianças por perto.

O que você achou dessa leitura? Comente-a.

AUTOR: PROCEDENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!