VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

SAIBA O QUE ACONTECERIA SE O SER HUMANO NÃO TIVESSE MEDO DE NADA?

O que é o medo se não uma reação natural? Seja por motivos grandes ou pequenos, é comum de nós experienciar momentos onde sentimos o impulso de afastar, evitar, tremer, gritar ou fugir. 

Vivendo em meio selvagem, como nossos ancestrais, ou na contemporaneidade, o medo é instintivo e necessário para perduramos nossa espécie. Este não é nada mais do que um meio de evitar perigos e situações que nos colocam em risco. Sentir medo, fisicamente falando, não é agradável. Mão suadas, ansiedade e perda de controle não é algo que costuma trazer prazer para nós.

Não é de menos que as vezes nos surge a curiosidade de saber; "e se eu não sentisse medo?". Por incrível que pareça, existe uma condição muito rara chamada síndrome de Urbach e Wiethe, que curiosamente elimina toda sensação de medo ou receio de uma pessoa. 

Você conseguiria se imaginar na pele de alguém que não sente medo? Uma pessoa que nada teme ?

Urbach e Wiethe
Síndrome de Urbach e Wiethe é uma doença autossômica recessiva muito rara. Ela se caracteriza pelo aparecimento de uma substância glicoproteica na pele, em mucosas e órgãos internos.

Mas o curioso sobre essa doença é a calcificações intracerebrais que pode causar certos distúrbios de comportamento. Essa síndrome, que também é conhecida por lipoidoproteinose, também se manifesta pelo aparecimento de lesões em volta das pálpebras e rouquidão na voz.

Quando essas calcificações acontecem em uma parte do cérebro chamada amígdala, que é responsável por nós sentirmos medo, o portador da doença se torna uma pessoa que não sente medo. 

Em outras palavras, imagina-se na seguinte situação: Um assaltante aponta coloca uma faca em seu pescoço e ameaça lhe matar. Você olha para o assaltante e a faca e simplesmente diz "vá em frente e me corte". Mas não há tensão, inquietação ou pânico, isso é simplesmente mais uma situação corriqueira no seu dia-a-dia.

SM, A mulher sem medo
O último trecho escrito no paragrafo acima não é simplesmente uma forma de exemplificar a condição dessas pessoas, mas sim um relato que realmente aconteceu. Alix Spiegel, produtora de uma radio americana e jornalista cientifica, conta em seu novo Podcast "invisibilia" sobre o caso de SM (codinome usado pela portadora da doença).

SM não consegue sentir medo e por isso muito das situações que ela passa e sua vida são normalmente julgadas de forma mais racional do que emocional. Se ela encontrar uma cobra venenosa em seu caminho ela simplesmente não consegue sentir a sensação de perigo ou ameaça. Ela deve julgar logicamente a situação, caso contrário, a serpente seria somente mais um obstáculo e ela seria provavelmente mordida.

Como não estamos em meio selvagem, nossas serpentes são normalmente situações urbanas como assaltos ou acidentes domésticos. No caso descrito mais acima, SM se safou por sorte. E mesmo com o assaltante ainda ameaçando de procurar ela, não houve nenhum estresse ou trauma. Ela simplesmente continuo seu caminho para casa como nada tivesse acontecido.

A vida de quem não sente medo
O medo faz parte de um conjunto de reações que temos diante do perigo. Por mais que muitas pessoas acreditem que um indivíduo sem medos seria um super humano capaz de alcançar feitos maiores. 

A ausência desse sentimento sem dúvida alguma cola a vida de um ser humano em risco diário. Mesmo que se avalie racionalmente situações, ainda pode vir a acontecer um ato impulsivo ou um momento de distração que consequentemente venha a ser fatal.

Vale a reflexão, se Ícaro não houvesse voado tão perto do Sol, como no conto grego, ele não teria caído do céu. O medo é como o pai do personagem, ele nos adverte para enxergar o perigo e mediar riscos para que nós não nos deixemos levar pela ilusão da segurança ou o entusiasmo do momento

O que você achou da matéria? Você escolheria uma vida sem medos ou preferiria continuar da forma que já está? Deixe seu comentário e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!