A questão é que não precisamos ir muito longe para encontrar cidades do tipo. No Brasil mesmo podemos encontrar muitas delas! Pensando nisso, separei abaixo 7 cidades que podem ser consideradas fantasma, e que estão mesmo em nosso país. Muitas delas funcionam como ponto turístico! Confere aí!
1 – Airão Velho – AM
Airão teve seu desenvolvimento a partir da exploração do látex, e viveu bons momentos no período da Segunda Guerra. Forneceu borracha para os Aliados, porém, com o fim da guerra, seu principal comprador que era a Inglaterra, deixou de comprar e a cidade acabou falindo, fazendo com que a maioria de seus moradores se mudassem para Manaus.
Airão não possui nenhum morador desde 1985, tornando-se uma cidade fantasma, e no ano de 2005 foi tombada como um de nossos patrimônios nacionais e vive sob proteção.
2 – Fordlânia – PA
Também existem histórias de desentendimentos entre os funcionários e gerentes do lugar, pois a diferença cultural obviamente, implicou também na forma de executar e comandar o trabalho. Alguns gerentes chegaram a fugir para florestas, e acreditem, até o Exército Brasileiro precisou tomar uma atitude para manter paz no local.
Atualmente, são pouquíssimas as pessoas que moram na cidade, e ainda preservam a estrutura deixada no local. Existem ainda algumas lendas que cercam a floresta.
3 – Igatu – BA
Acontece que no início do século 20, a extração de diamantes perdeu a força, e como já era de se esperar, a cidade também. Muitos de seus habitantes se mudaram para cidades vizinhas e estima-se que atualmente, restem pouco mais de 400 na cidade.
De fato, ela nunca ficou abandonada, mas em comparação com o que já foi um dia e sua representatividade, é agora totalmente fantasma. A cidade também foi tombada como patrimônio histórico e cultural do país.
4 – São João Marcos – RJ
No ano de 1938, foi tombada como patrimônio histórico, mas dois anos depois, foi “destombada”, pois construíram no lugar uma represa. Mais tarde o lugar foi completamente abandonado, visto que acabou sendo inundado e as casas foram destruídas.
5 – Ararapira – PR
Em 1952 Ararapira começou a entrar em decadência, visto que foi construído o Canal do Varadouro e tomou todo o fluxo de embarcações que passavam pelo local. Quando começaram a ser construídas vias no interior do país, a vila entrou em completa decadência.
Mais tarde, foi transformado em Parque Nacional, e em 1999, foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade. Ainda existem algumas construções por lá, mas estão em ruínas. O cemitério é que ainda funciona, e algumas pessoas costumam fazer visitas.
6 – Biribiri – MG
7 – Ouro Fino – GO
Mais tarde foi alçada como distrito e teve seu nome trocado, mas o fato é que atualmente, pouca coisa ainda permanece de pé. Existem alguns muros da antiga igreja, e uma das tumbas de seu cemitério. Uma perfeita cidade fantasma!
E então pessoal, o que acharam? Conhecem alguma outra cidade que não entrou em nossa lista? Compartilha aí com a gente pelos comentários!
AUTOR (ES): G1, Bol, Guia Viagens Brasil
IMAGENS: Blogspot, Rotas Capixabas, São João Marcos, Folha de S. Paulo, Trip Advisor, Foto Strada
E então pessoal, o que acharam? Conhecem alguma outra cidade que não entrou em nossa lista? Compartilha aí com a gente pelos comentários!
AUTOR (ES): G1, Bol, Guia Viagens Brasil
IMAGENS: Blogspot, Rotas Capixabas, São João Marcos, Folha de S. Paulo, Trip Advisor, Foto Strada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU