VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 28 de julho de 2018

RELEMBRE 7 MORTES MISTERIOSAS DE GRANDES ESTRELAS DO ROCK

Estrelas do rock, independente da sua idade, são sempre imortalizadas. Sejam elas parte do Clube dos 27 ou lendas vivas, essas lendas sempre serão lembradas por aqueles que os admiravam. Quando uma estrela do rock morre, as questões de como e porquê ela morreu podem ser tão grandes como a memória da vida delas.

Se o público não 'compra' a causa da morte divulgada, isso pode gerar várias interpretações. Inúmeras teorias surgem e pode ser difícil diferenciar casos suspeitos de legítimos. Elvis pode até não ter morrido, mas essas estrelas morreram e os detalhes em torno de suas mortes geraram dúvidas razoáveis sobre a veracidade das histórias oficiais contadas.

1 - Felix Pappalardi
Esse desertor da escola tinha um grande talento para fazer arranjos musicais. Ele produziu vários álbuns para o grupo de Eric Clapton, Cream. Depois, ele virou baixista da Mountain, que foi a base para o seu som.

Quando a banda atingiu seu auge, Pappalardi a deixou com a intenção de salvar sua audição. Entretanto, ele teve muitos problemas com drogas e casos fora do casamento. Ele tinha um casamento aberto com a letrista Gail Collins. 

Ela aturou esse comportamento até 1982, quando Pappalardi se apaixonou pela cantora Valerie Merians. Em abril de 1983, Pappalardi voltou pra casa depois de uma noite com Valerie e foi recebido com uma bala no pescoço. Collins atirou nele com o revólver que ele tinha lhe dado de presente.

2 - Brian Jones
Ele nomeou os Rolling Stones e também orquestrou para que eles cantassem R&B. Esse blues foi deixado de lado quando Jones foi demitido da banda e morreu algumas semanas depois. Contando parcialmente com depoimentos de testemunhas oculares, um legista concluiu que Jones se afogou na piscina durante uma 'bad trip' causada pelas drogas. Mas algumas declarações subsequentes confundiram as coisas.

Segundo a BBC, o músico passou a noite na casa da namorada Anna Wohlin, que também estava acompanhada da amiga Janet Lawson e do construtor Frank Thorogood. Lawson lembrou que Jones e Thorogood deram um mergulho noturno depois de consumirem álcool e drogas, mas depois de um tempo sua versão mudou. 

Ela falou à Rolling Stone que Jones e Frank Thorogood se estavam na piscina no momento que Jones morreu. Ela viu Thorogood tremendo muito antes de ver o corpo de Jones. Ela acha que Thorogood matou Jones sem querer em alguma "brincadeira".

3 - Dennis Edwards
O vocalista assumiu os Temptations em sua fase funk rock. Ele foi memorável em várias produções musicais incluindo 'Papa was a Rollin Stone' e 'Cloud Nine', fazendo com que o grupo ganhasse seu primeiro Grammy.

Edwards morreu aos 74 anos. Sua esposa, Brenda, disse que ele sucumbiu à meningite. Mas os registros do tribunal falavam algo diferente. Pouco antes dele falecer, o Health Care Consortium de Illinois apresentou uma ordem de restrição de emergência em seu nome. 

O Detroit News detalhou que o consórcio acusou Brenda de tentar sufocar seu marido. Somando-se à suspeita, parentes relataram que Brenda isolou cada vez mais Edwards do resto de sua família. Brenda negou ter prejudicado o marido e um médico legista confirmou sua alegação de meningite.

4 - Elliott Smith
A música 'Miss Misery', indicada ao Oscar, rendeu ao cantor e compositor Elliott Smith o apelido de Misery. Apesar de se apresentar durante a cerimônia de entrega do Oscar em 1998 e ver vendas substanciais de seus discos, ele procurou consolo em álcool e drogas pesadas. Ele fazia ameaças frequentes de que iria tirar a própria vida e em 2003 ele as cumpriu.

Smith supostamente teve uma discussão com sua namorada Jennifer Chiba. Ela se trancou no banheiro quando ouviu um grito e encontrou o namorado com uma faca no coração. Supostamente ele deixou uma carta de suicídio. O caso parecia simples, mas a autópsia revelou sinais de luta. Smith tinha duas facadas no peito e parecia que ele estava tentando se defender.

5 - Jim Morrison
O vocalista do The Doors morreu no dia 3 de julho em Paris. Entretanto, o empresário da banda, Bill Siddon, não informou aos meios de comunicação até o dia 9. De acordo com a certidão de óbito de Morrison, ele teve um ataque cardíaco. Nenhuma autópsia foi feita.

A esposa do cantor, Pam, alegou que ele cuspiu sangue antes de morrer durante o banho. Esse fato vai de encontro com os relatórios que dizem que ele morreu de alguma doença respiratória. Mas Morrison parecia saudável anteriormente. O fotógrafo da banda disse que o empresário tinha dito a ele que Morrison confundiu heroína com cocaína e inalou fatalmente.

6 - Nancy Spungen
Os Sex Pistols serão sempre lembrados pelo seu baixista Sid Vicious e sua namorada Nancy Spungen. Apesar de Nancy não ser música, ela era considerada uma estrala do rock. Ela era uma presença na cena punk rock e atuou como embaixadora do movimento. Mas, em outubro de 1978, Nancy foi esfaqueada em um quarto de hotel em Nova York que dividia com o namorado.

Sid confessou ter matado Nancy e disse à polícia: 'Eu fiz isso porque sou um cachorro sujo'. Logo depois ele lançou uma música dizendo o contrário, alegando que estava inconsciente durante o assassinato. O tribunal nunca decidiu se ele mentiu por causa da heroína. E algumas pessoas falaram que traficantes frequentavam o quarto do casal. Além disso 1.500 dólares foram roubados do casal, então talvez a morte de Nancy tenha sido por dinheiro.

7 - Richey Edwards
O guitarrista e letrista do Manic Street Preachers sofria de depressão e se voltada a auto-mutilação frequentemente. A sua tristeza sempre era notada em seus trabalhos, mas na época seus colegas de banda acharam que eram letras sobre a crueldade humana na visão de Richey. Em fevereiro de 1995, ele desapareceu em um hotel de Londres. Três semanas depois seu carro foi achado em uma ponte onde normalmente as pessoas cometem suicídio.

Em 2008, Edwards foi dado como morto, mas muitas pessoas rejeitaram essa declaração porque o guitarrista sempre falou que nunca tiraria sua própria vida. E outro fato é que antes de desaparecer, ele tirou muito dinheiro do banco. Há vários relatos de pessoas que o viram durante os anos, mas nenhum foi confirmado. Em 2018, a família descobriu que o carro de Richey chegou 12 horas mais cedo do que se pensava inicialmente. Então, por 20 anos, as informações estavam com a linha temporal errada.

AUTOR: Fatos Desconhecidos
Imagens Louder sound, Rolling Stone, Ionline, Itapemafm, Tone deaf, Ultimate classic rock, Itv

sexta-feira, 27 de julho de 2018

NO BRASIL, O MAIOR ECLIPSE DO SÉCULO É VISTO EM DIFERENTES CAPITAIS

Todas as etapas do eclipse lunar visto nesta sexta-feira (27) (Foto: Bay Iismoyo/AFP)

No Brasil, a Lua demorou para aparecer. Por volta das 18h, quando o céu ficou mais escuro por aqui, os primeiros registros foram feitos. Foi o eclipse mais longo do século, com melhor visibilidade na Europa e na África. Sol, Terra e Lua se alinharam, e milhares de pessoas conseguiram acompanhar pelo mundo.

Na fase total, quando estava totalmente dentro da sombra, a Lua ficou vermelha e assumiu sua versão "de sangue". Isso começou por volta das 16h30 e durou até as 18h13. A fase parcial durou até 19h19.

Mesmo com menos tempo e visibilidade no Brasil, a orla de Copacabana lotou. No calçadão, nos quiosques ou na areia, quem passava pelas praias da cidade, no fim da tarde e início da noite, não tirava os olhos do horizonte, à espera da Lua.

Os paulistanos foram até o Parque do Ibirapuera. Por lá, a Lua e Marte foram vistos a olho nu – o planeta vizinho estava muito mais próximo desta vez. Além disso, Júpiter, Saturno e Vênus também podiam ser vistos.
G1 acompanha o maior eclipse do século

Recife foi a cidade que começou mais cedo. Alguns internautas se assustaram com o tempo nublado, mas com o tempo foi melhorando. A Lua surgiu de sangue para quem esperava ansioso no Marco Zero, ponto turístico famoso na cidade pernambucana.

Veja fotos de outras cidades pelo mundo e no Brasil que presenciaram o eclipse lunar total:
Eclipse lunar visto de Boa Viagem, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Eclipse lunar visto em Vitória (Foto: Staney Fernandes/VC no ESTV)
Lua de Sangue durante eclipse vista sobre o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (Foto: Carl de Souza/AFP)
Sombra da Terra quase não encobre mais a lua em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Lua vista durante o eclipse sobre a mesquita do Rei Abdullah, em Amã, na Jordânia (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)
Lua cheia vista à partir do Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, durante o mais longo eclipse lunar do século 21, nesta sexta-feira, 27. (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)

AUTOR: G1

ATENÇÃO!!! O QUE É A "MOMO DO WHATSAPP", E QUAIS SÃO OS RISCOS QUE ELA REPRESENTA?

Esta é a cara da "Momo" UIDI/TWITTER

Ela se chama Momo e sua aparência é aterrorizante: olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Sua imagem ficou famosa pelo WhatsApp, disseminada como um desafio viral. Mas autoridades e especialistas advertem que pode ser algo muito mais sério do que uma simples distração online.

"Tudo começou em um grupo de Facebook onde os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido", publicou no Twitter a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México.

"Vários usuários disseram que, se enviassem uma mensagem à Momo do seu celular, a resposta vinha com imagens violentas e agressivas. Aliás, há quem afirme que teve mensagens respondidas com ameaças."

O fenômeno se estendeu por todo o mundo, da Argentina aos Estados Unidos, França e Alemanha.

Não está claro o quão disseminado o jogo está no Brasil, mas Rodrigo Nejm, da ONG Safernet, alerta para os riscos. "É mais uma isca usada por criminosos pra roubar dados e extorquir pessoas na internet", diz.

Nejm diz que sua organização já foi procurada por pais e educadores preocupados com o jogo, mas ainda não recebeu nenhuma denúncia específica.

A BBC News Brasil procurou o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para saber se há alguma investigação em andamento ou providência sendo tomada, mas não houve resposta.

A Polícia Nacional da Espanha também fez alertas sobre o assunto, reforçando que "é melhor ignorar desafios absurdos que entram na moda no WhatsApp".

A Guarda Civil do país disse no Twitter: "Não entre no 'Momo'! Se gravar o número na sua agenda, vai aparecer um rosto estranho de mulher. É o mais recente viral de WhatsApp a entrar na moda entre os adolescentes."

Mas apesar das advertências, ainda há muita confusão. Quem é Momo, de onde saiu e por que temos que prestar atenção nisso?

De onde vem o jogo Momo

A internet está cheia de perguntas sobre Momo.

No Reddit, alguém perguntou em inglês há apenas uma semana: "Quem é Momo, a menina do WhatsApp? Encontrei há pouco um vídeo que dava medo. Acho que é uma brincadeira elaborada, mas não tenho certeza".

Esta foi a resposta mais votada: "Alguém de um país de língua espanhola tirou a foto, criou uma conta de WhatsApp e espalhou os rumores para contactar a Momo. Dessa conta, envia mensagens e imagens inquietantes a quem escreve para ela. 

Em algumas, insinua que tem informações pessoais sobre a pessoa."
A Momo interage com quem escreve para ela através do WhatsApp, às vezes, de um número mexicano TWITTER

O youtuber ReignBot, que tem mais de 500 mil inscritos em seu canal, publicou um vídeo visto por milhões de pessoas em que explica que é difícil encontrar o usuário de WhatsApp que criou a Momo, mas sabe-se que está vinculado a pelo menos três números de telefone que começam com 81, código do Japão, e dois latino-americanos, um da Colômbia (52) e outro do México (57).

Talvez por isso a Momo tenha ficado especialmente conhecida na América Latina.

Segundo o especialista Rodrigo Nejm, há cada vez mais números se espalhando com a Momo.

A origem da imagem é japonesa. Pertence a uma escultura de uma mulher-pássaro que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, um luxuoso distrito de Tóquio, e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.

As fotos foram tiradas de uma conta do Instagram, explicam as autoridades mexicanas.

Os riscos do jogo Momo

Mas por que o jogo é perigoso? Qual é o problema de escrever para um número desconhecido no WhatsApp?

Os investigadores mexicanos citam cinco possíveis razões:

roubo de informações pessoais
incitação ao suicídio ou à violência
assédio
extorsão
transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insônia etc.)

"Lendas urbanas existem desde sempre, e com a internet isso não mudou. Criminosos aproveitam para surfar essa onda", diz Rodrigo Nejm.

Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contactar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça.

Dar seu número a um estranho pela internet nunca é uma boa ideia.

O que os pais podem fazer

"Pais devem orientar seus filhos de que é mais um golpe e deixar claro para eles que é importante proteger seus dados pessoais na internet", diz Nejm.

"Ter domínio do aparelho não significa ter maturidade para reconhecer situações de perigo."

Nejm diz que, se alguém estiver "conversando" com a Momo e ela pedir algo indevido - se houver uma extorsão ou um pedido de foto, por exemplo -, deve-se salvar a conversa e procurar uma autoridade. Ele adverte que não basta dar "print" na conversa. É preciso exportar a conversa para nós mesmos. O WhatsApp tem uma ferramenta que permite isso.

Ele também sugere que pais consultem o canal de ajuda da ONG, canaldeajuda.org.br, que orienta as pessoas sobre o que fazer em situações de violência online.

Momo é o novo 'Baleia Azul'?

Alguns comparam o fenômeno Momo com o "Baleia Azul", um desafio que se tornou viral em abril de 2017 e sobre o qual as autoridades levantaram alertas porque incitava o suicídio.

Assim como Momo, se disseminou rapidamente pela internet e as redes sociais.

Os primeiros casos foram registrados na Rússia, mas o jogo chegou ao Brasil, México, Colômbia e outros países.
Alguns comparam a Momo com o `Baleia Azul`, um desafio que se tornou viral em abril de 2017 e sobre o qual as autoridades alertaram porque incitava o suicídio. RFE/RL

No caso da Momo, seu principal meio de disseminação é o WhatsApp, mas também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.

AUTOR: BBC

quinta-feira, 26 de julho de 2018

SAIBA O QUE É A CANÍCULA E COMO ELA EXPLICA ESSA ONDA DE CALOR EXTREMO EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO

Mais de 80 pessoas já morreram na Grécia em decorrência de incêndios florestais AFP

Incêndios fora de controle já deixaram mais de 80 mortos na Grécia, focos de incêndio se alastraram pela Suécia e o Círculo Polar Ártico, dezenas de mortes foram provocadas pelas altas temperaturas na Coreia do Sul e recordes de calor foram registrados na Califórnia, no Texas e na África.

De acordo com o Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS, na sigla em inglês), os episódios recentes são resultado de um dos meses de junho mais quentes da história - e a expectativa é que julho também registre temperaturas recorde.

É quando começa a canícula, época do ano em que o calor do verão se intensifica no hemisfério norte.

Mas esse período, que tradicionalmente se estende entre os meses de julho e agosto, tem sido particularmente escaldante neste ano.

No Canadá, as temperaturas superaram 30°C por mais de 20 dias. No Reino Unido, a onda de calor derreteu o teto do Centro de Ciências de Glasgow, na Escócia. E na Finlândia, as autoridades decretaram estado de emergência.
No Japão, onde já foram registradas mais de 60 mortes, o governo considera o calor um "desastre natural". Autoridades do México começaram a dar orientações à população sobre como enfrentar os dias de canícula.

Mas o que é esse fenômeno? E por que esse verão está tão forte no hemisfério norte?
Origem da canícula

O nome 'canícula' remete à Grécia Antiga.

Assim era chamada a época do ano em que a constelação Cão Maior alcançava uma posição central no céu, o que correspondia aos dias mais quentes do ano no hemisfério norte, conhecidos como "dias de cão", conforme explicou o astrônomo Larry Ciupik à National Geographic.
A canícula tem esse nome por causa da constelação Cão Maior GETTY IMAGES

O fenômeno, que dura cerca de 40 dias até o fim de agosto, é caracterizado pela forte seca, porque é a época do ano em que a probabilidade de chuva diminui.

No entanto, embora as temperaturas aumentem historicamente nesse período, a situação deste mês de julho tem sido atípica, se comparada a anos anteriores.

A canícula de 2018 coincide com o que alguns especialistas chamam de "onda de calor global", cujos efeitos se espalharam por um grande número de países.

Múltiplas causas

Os especialistas afirmam que é difícil identificar a intensidade demonstrada pelo fenômeno neste ano, dada a complexidade dos sistemas climáticos planetários.

Para muitos, no entanto, o principal motivo é a interferência das ações humanas no clima da Terra.

"O que estamos vendo como uma anomalia é o que pode passar a acontecer com frequência daqui a 30 anos, como resultado da mudança climática", diz o meteorologista britânico Peter Stott à BBC.
Especialistas alertam que o que hoje é uma exceção pode se normalizar dentro de 30 anos AFP

Mas, embora quase nenhum especialista negue a influência da mudança climática, muitos também acreditam que o que está acontecendo agora é muito mais complexo, sendo resultado de uma combinação de fatores.

Segundo o meteorologista Tim Osborn, da universidade britânica de East Anglia, um deles é o enfraquecimento das correntes de jato - ventos que fluem do oeste para o leste e desempenham um papel fundamental na definição do clima na América do Norte e da Europa.

O especialista explica que essas correntes de ar ocorrem de sete a dez quilômetros acima da superfície da Terra e, quando se intensificam, dão origem a chuvas e tempestades.

Em contrapartida, quando enfraquecem, provocam tempo quente e seco.

"Como resultado, áreas de alta pressão atmosférica permanecem por um longo período no mesmo lugar e isso gera uma alta concentração de calor", diz Osborn.
Em muitos países da Europa, os chafarizes são um convite para se refrescar AFP

Segundo a Nasa, agência espacial americana, as correntes de jato podem estar sendo influenciadas pelas temperaturas no Atlântico Norte, que nos últimos tempos têm sido relativamente quentes nos subtrópicos e mais frias no sul da Groenlândia.

Trata-se de um fenômeno chamado de oscilação multidecadal do Atlântico (AMO, na sigla em inglês). Ele é responsável pela variação da temperatura do oceano em um intervalo de 70 anos, ao longo do qual é registrada uma temperatura máxima e mínima da superfície do mar.

Apesar da combinação de fatores, Osborn reitera que a questão da mudança climática não deve ser ignorada, quando consideradas as causas por trás dessa situação.

"Na Europa, já tivemos situações como essa algumas vezes a cada século. Agora, isso acontece algumas vezes a cada década. E não há dúvida de que a mudança climática está aumentando a probabilidade de ondas de calor", conclui.

AUTOR: BBC

quarta-feira, 25 de julho de 2018

EM TIANGUÁ (CE), GANHADORES DO SORTEIO DE 60 ANOS DO ARMAZÉM PARAÍBA

Entrega dos prêmios dos ganhadores do Aniversário Paraíba sucesso em qualquer lugar #60anos sábado tem mais sorteio.
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

EM MARTE: RADAR LOCALIZA RESERVATÓRIO DE ÁGUA LÍQUIDA NO SUBSOLO

Imagem mostra a representação artística da sonda Mars Express sobre o hemisfério sul de Marte. No canto superior direito está a cobertura de gelo no planeta. No canto inferior, a representação das leituras de radar. Em azul, pontos interpretados como presença de um reservatório. (Foto: Davide Coero Borga/INAF/ESA via AP)

Pesquisadores italianos anunciaram nesta quarta-feira (25) que há indícios de presença de água líquida em Marte. Segundo dados coletados por um radar da Agência Especial Europeia (ESA), há um "reservatório" de água líquida repousando abaixo de camadas de gelo e poeira na região polar sul do planeta vermelho.

A descoberta levanta a possibilidade de que se encontre vida no planeta, já que a água é essencial para a existência de organismos vivos. Os cientistas tentam há muito tempo provar a existência de água líquida em Marte. O estudo de pesquisadores, a maioria ligada ao Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, foi publicado nesta quarta na revista "Science".
Cientistas europeus anunciam descoberta de um lago de água salgada em Marte

A confirmação científica sobre como deve ser esse líquido – doce ou salgado – deverá demorar, de acordo com o doutor em astronomia pela USP, Douglas Galante. Ele diz que para conseguir isso, precisamos perfurar o solo do planeta em uma profundidade que ainda não estamos preparados.

"A certeza vai existir só quando formos lá em Marte com uma sonda perfurar e medir", disse Galante. O trabalho foi feito com a ajuda do radar da sonda Mars Express, lançada em 2003, que mediu a quantidade de água na geleira. Os dados foram coletados entre maio de 2012 e dezembro de 2015.

As próximas missões até o planeta vermelho, como a Mars 2020, deverão fazer perfurações, mas não conseguirão chegar a esse novo reservatório descoberto – os instrumentos conseguem se aprofundar apenas alguns metros, e seria necessário chegar mais fundo.
Pesquisadores italianos mostram réplicas dos radares Cosm-SkyMed nesta quarta-feira (25) antes de coletiva de imprensa; eles analisaram sinais de radares e detectaram a presença de água líquida em Marte (Foto: Gregorio Borgia/AP Photo)

Profundidade incerta

Outra questão é que o estudo não determina a profundidade exata do reservatório. Isso significa que os cientistas não puderam especificar se é uma piscina subterrânea, algo parecido com um aquífero ou apenas uma camada de lodo.

"Em comparação com os lagos terrestres, é um lago pequeno com seus 20 quilômetros de diâmetro. Mas não conseguimos saber a profundidade porque a água atenua o sinal do radar", disse o astrônomo autor do estudo, Roberto Orosei, em entrevista para a BBC.

"Mesmo no caso mais pessimista, portanto, acredito que o volume de água deve ser de várias centenas de milhões de metros cúbicos."
Água em Marte: mapa da área investigada com uso de radares por pesquisadores italianos. (Foto: Divulgação)

Água em salmoura

Antes dos pesquisadores italianos, a Nasa já tinha apontado outras evidências de água líquida em Marte. Em 2015, a agência anunciou que o robô Curiosity descobriu sinais da existência de 'salmouras' na superfície do planeta, formadas quando os sais no solo, chamados de percloratos, absorvem vapor de água da atmosfera.

"O que a gente descobriu primeiro é que existia água congelada em solo marciano. Depois, foram encontradas evidências de água escorrendo pela superfície de Marte, mas ela aparecia esporadicamente, só no verão, e era salobra. E o que esse novo trabalho mostrou? É a primeira vez que foi encontrada uma grande quantidade de água na superfície marciana em estado líquido", explicou Galante.

Esse lago, ou reservatório, é muito parecido com um outro encontrado na Antártica, o Vostok. Ele é estudado há anos por cientistas para ser uma referência – eles querem entender se é possível a proliferação de vida no local.

Além disso, ainda em 2015, a Nasa apontou que o "Planeta Vermelho", por sua distância do Sol, seria muito gelado para conseguir manter água na forma líquida na superfície, mas os sais no solo poderiam diminuir seu ponto de congelamento, permitindo a formação de camadas de água bem salgada – como uma salmoura.

O que é importante entender é que esses sais na água de Marte, os percloratos, podem não ser os melhores para proliferação de organismos vivos e são tóxicos. Pesquisadores mostram, no entanto, que há alguns tipos de vida que poderiam viver nessa salmoura do planeta vermelho.

"Há muito tempo já dizia que a superfície de Marte seria inabitável por causa desse sal. Mas desde 2017 estão saindo trabalhos mostrando micro-organismos na Terra que são resistentes. Quem sabe eles também estão em Marte?", completou.

Material orgânico

Neste ano, a Nasa publicou também na revista "Science" que descobriu material orgânico preservado entre rochas (argilitos) com cerca de três bilhões de anos em cratera do planeta Marte. Os cientistas acreditam que pode ser uma evidência de vida no passado.

AUTOR: G1

domingo, 22 de julho de 2018

ATENÇÃO!!! O MAIOR ECLIPSE LUNAR DO SÉCULO PODERÁ SER VISTO DO BRASIL, NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA 27/07

Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, o Brasil verá aquele que deve ser o mais longo eclipse lunar total deste século 21.

No país, o início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, em hora de Brasília. O eclipse lunar vai durar cerca de uma hora e 40 minutos.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total - na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.

O Observatório diz que, para ver a Lua ainda no eclipse total, as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o ceú perto do horizonte a leste.

A partir das 18h13min, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19min. Nesse instante a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

O que é um eclipse

Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar.
Eclipse visto de Houston, Texas NORAH MORAN – NASA – JOHNSON SPACE CENTER

O eclipse acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra.

O que é a 'lua de sangue'?

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de "lua de sangue".

De acordo com o Observatório Nacional, quando toda a Lua está mergulhada na sombra do Sol, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. Isso porque luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra. Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.
Quando acontece um eclipse total, às vezes a Lua pode ficar com uma cor avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de "lua de sangue". GETTY IMAGES

Não é necessário usar um telescópio, mas um bom par de binóculos pode ajudar.

Por que é o eclipse mais longo?

Afinal, por que esse será o eclipse mais longo do século? A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento diz que "é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra".

A pesquisadora diz que é fácil ver diversos planetas no céu em julho, principalmente Marte, que estará próximo da Lua no dia do eclipse. "Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite."

Ela lembra que o próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, quando, diz ela, "o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim".

AUTOR: BBC

quinta-feira, 19 de julho de 2018

SERÁ QUE É POSSÍVEL MUDAR A MENTE DE UM PSICOPATA???

Psicopatas parecem processar informações sobre castigo e recompensa de uma maneira diferente do resto das pessoas ALAMY

Para melhor entender este artigo, vamos imaginar um cenário. É uma noite de sábado em um bar agitado no centro da cidade. Entediado, Antônio pega a garrafa de cerveja vazia que está na mesa em sua frente e começa a jogá-la de uma mão para a outra.

De repente, a garrafa cai e quebra na mesa, ele se levanta da cadeira e vai até o desconhecido que havia esbarrado nele mais cedo, ferindo-o no rosto com a garrafa quebrada. Um amigo do homem ferido chamado Pedro reage, empurra Antônio e continua o ataque enquanto outros tentam segurá-lo, atraindo mais pessoas para a briga.

Quando a polícia chega, Antônio domina a situação e aparenta tentar acalmar os ânimos, culpando Pedro pela confusão. Quando a polícia tenta prender Pedro, ele explode pela segunda vez e dá um soco no rosto de um policial.

É uma história fictícia, mas serve para ilustrar a diferença entre dois tipos de criminosos na prisão. As características de Antônio são as de um psicopata: frio, calculista, superficialmente charmoso e sem remorsos. "A violência é planejada com antecedência e a pessoa pode ficar empolgada e muito satisfeita ao cometê-la", diz Stephen Blumenthal, uma psicóloga que trabalha com infratores violentos na Portman, uma clínica de psicoterapia em Londres.

Pedro, por sua vez, exibe sintomas de personalidade antissocial: uma condição caracterizada por impulsividade e agressão. "A típica violência do indivíduo antissocial e não psicopata é causada por emoções fortes e é impulsiva ou reativa", diz Blumenthal.
Pessoas com transtorno de personalidade antissocial são movidas por emoções fortes e podem agir de maneira violenta ou impulsiva ALAMY

Há chance de reabilitação?

Dois homens violentos, duas motivações bem diferentes - mas o sistema criminal de justiça muitas vezes os trata da mesma maneira. Apesar de ambos serem violentos e, portanto, apresentarem um risco à sociedade, com taxas altas de reincidência, isso pode ser um erro. Cada vez mais pesquisas sugerem que seus cérebros funcionam de maneiras bastante distintas. Isso pode significar que eles precisam de tipos diferentes de reabilitação se algum dia forem voltar às ruas.

Com isso em mente, especialistas estão tentando criar novos tratamentos para infratores violentos reincidentes.

O psiquiatra americano Hervey M. Cleckley formalizou o conceito de psicopata em 1941 com seu livro The Mask of Sanity ("A Máscara da Sanidade", em tradução literal), que tinha como base entrevistas com presos em prisões de alta segurança. "Ele identificou um grupo de pessoas que pareciam muito perturbadas, mas que desafiavam a categoria padrão de desordem mental", diz Blumenthal.

A psicopatia é diagnosticada usando uma ferramenta de avaliação que classifica pessoas de acordo com uma série de critérios. Os que estão acima de certo limite são oficialmente classificadas de psicopatas - apesar de a psicopatia ser um espectro e de que a maioria dos psicopatas não são criminosos violentos (aliás, muitos são extremamente bem-sucedidos no mundo dos negócios). No entanto, aqueles que são tendem a ser criminalmente versáteis. "Eles geralmente são infratores em várias categorias diferentes", diz Blumenthal.

Entre os infratores violentos na prisão, apenas uma minoria pode ser classificada como psicopata. Um estudo britânico recente estima que exista uma prevalência de cerca de 8% dos presos e 2% das presas, outro estima que sejam 31% dos infratores homens violentos e 11% das presas.
Entre os infratores violentos presos, apenas uma minoria pode ser classificada como psicopata GETTY IMAGES

Claramente, portanto, a psicopatia não explica todos os crimes violentos. Mas, uma vez que um psicopata esteja na prisão, é importante descobrir como melhor reabilitá-lo: eles têm até quatro vezes mais chances de reincidência do que os não psicopatas.

O transtorno de personalidade antissocial (TPA) é muito mais comum que a psicopatia - afeta entre 50 e 80% da população encarcerada em geral. "Dizem que buscar esse transtorno nas prisões é como buscar 'palha em um palheiro'", diz Blumenthal.

Apesar de pessoas com TPA parecerem despreocupadas e agradáveis, diante do conflito elas podem facilmente surtar e se tornar assustadoras. "Elas são o grupo esquentadinho", diz Nigel Blackwood, um professor da universidade Kings College, em Londres. "Elas ficam frustradas e irritadas, veem ameaças onde não existem e surtam ou se tornam agressivas para resolver seus problemas."

Em uma minoria de casos, infratores violentos são diagnosticados com TPA e psicopatia. Blackwood e seus colegas identificaram diferenças nos cérebros dessas pessoas que os separam de infratores apenas com TPA e dos sem qualquer distúrbio. "As diferenças estão em áreas-chave do cérebro que estão envolvidas com o pensamento sobre nossas reputações sociais e com o uso do medo para determinar nossos comportamentos", diz Blackwood.
Muitos criminosos violentos podem ter TPA e psicopatia GETTY IMAGES

Psicopatas parecem processar informações sobre castigo e recompensa de uma maneira diferente do restante das pessoas. A maioria das crianças passa por uma fase de bater ou morder outras crianças, mas em algum momento aprendem que é um comportamento inapropriado que será punido.

Os psicopatas, porém, parecem relativamente inabaláveis com a punição, o que os torna muito difíceis de administrar. "Nossos experimentos indicam que a questão que caracteriza os psicopatas não é não ser capaz de usar a informação do castigo para definir seu comportamento", diz Blackwood. "Nosso estudo sugere que os psicopatas processam a punição de uma maneira bem diferente". Ele acredita que isso pode ter implicações importantes para reabilitação e que seja possível fazer programas para esses "grupos separáveis".

Considerando seu sistema incomum de recompensa no cérebro, uma estratégia pode ser encorajar outras atividades para prevenir a reincidência, diz Blackwood, como um emprego ou um hobby. Mas ele adverte que "ainda é muito, muito cedo" para saber se isso pode funcionar.
Terapia em grupo pode ajudar pessoas a entender melhor por que elas se comportam de certa maneira ALAMY

Reconstituição das atividades violentas

Outras pesquisas mais avançadas sugerem intervenções com foco nos infratores com TPA. Estudos sugerem que essas pessoas têm dificuldades de ler expressões faciais e apresentam outras limitações na 'mentalização': sua capacidade de entender tanto as suas quanto as ações dos outros em termos de seus pensamentos, sentimentos, desejos, crenças e desejos. Isso não apenas pode fazer com que eles interpretem ações como mais ameaçadoras do que elas realmente sejam, mas também fazer com que seja mais difícil regular essas emoções porque elas têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos.

Peter Fonagy, um psicólogo clínico e psicanalista da University College London coordena um teste de terapia grupal com base na mentalização com infratores violentos que foram postos em liberdade condicional - a maioria tem TPA. Toda semana, eles se encontram e discutem assuntos que são importantes para eles, com o objetivo de introduzir um entendimento com mais nuances de sua posição e daqueles ao seu redor.

"Nós estamos tentando apertar um tipo de botão de pausa de mentalização: dizer 'ok, espera um pouco, o que realmente aconteceu aqui?'", explica Fonagy. Reconstruir o acontecido mentalmente muitas vezes faz com que o calor do momento dissipe, reduzindo a vontade de fazer algo no impulso.

Fonagy e seus colegas já conseguiram usar a mentalização para ajudar pessoas com outra desordem, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), que é caracterizado por instabilidade emocional e automutilação frequente. Um estudo diz ter encontrado melhoras no humor e funcionalidade interpessoal até oito anos depois do tratamento com mentalização.
Cientistas estão buscando novos tratamentos para infratores reincidentes ALAMY

Pesquisadores na Espanha estão dando um passo à frente e encorajando infratores violentos a experimentar as reações emocionais de suas vítimas na própria pele. Na Universidade de Barcelona, Mel Slater e Mavi Sánchez-Vives têm trabalhado com homens que cometeram violência doméstica e aceitaram participar de um programa de reabilitação comunitária em vez de ir para a prisão - a oferta foi feita apenas aos réus primários.

Como parte desse programa, os homens passam por uma sessão de realidade virtual na qual eles são um avatar feminino e encontram um avatar masculino agressivo. O homem critica sua aparência, joga um telefone contra a parede e invade seu espaço pessoal. "É comum assistir a vídeos ou fazer teatro durante programas de tratamento, mas essa é uma experiência mais intensa", diz Sánchez-Vives.

Antes e depois da sessão, é feito um teste para avaliar se os agressores conseguem reconhecer emoções como medo no rosto das mulheres. A habilidade de reconhecer medo melhorou com a intervenção. "Acreditamos que experimentar essa emoção neles mesmos os ajuda a entender - de uma maneira implícita - o que realmente estava acontecendo durante esse tipo de confronto", diz Slater.

Apesar de eles não terem comprovado se essas mudanças são duradouras, outros estudos de realidade virtual sugerem que elas podem ser. Por exemplo, Slater mediu o efeito de uma pessoa branca "ser personificada" no corpo de uma negra e descobriu que isso reduz o viés de raça, uma forma inconsciente e muitas vezes não intencional de racismo. Essa redução se manteve quando os participantes foram testados uma semana depois. "Isso não comprova que o efeito se manteria para violência de gênero, mas ao menos aponta nessa direção", diz Slater.

Não se sabe, porém, se estratégias de cultivo de empatia funcionariam com psicopatas. Tratamentos que envolvem conversas demandam motivação, colaboração e participação emocional, mas os psicopatas não dispõem de um leque normal de emoções. Eles podem se ver como superiores aos seus colegas de prisão e terapeutas, e debocham ou os comprometem de outras maneiras. "Se você colocá-los em uma situação de tratamento de grupo, há um risco de que irão corrompê-la", diz Blumenthal. "Eles são muito difíceis de lidar."
Os psicopatas muitas vezes são charmosos, manipuladores e podem ter dificuldade de sentir empatia ALAMY

Em seu livro Assessing Risk ("Calulando Riscos", em tradução livre), Bluementhal descreve um psicopata, Sid, com um histórico de atacar mulheres jovens vulneráveis e de abusar de suas crianças. Ele foi transferido ao albergue de liberdade condicional onde Blumenthal trabalhou. "Ele é uma das pessoas mais charmosas e manipuladoras que eu já conheci", diz Blumenthal. Um mês mais tarde, Sid desapareceu com a faxineira do local, "uma mulher aparentemente estável e confiável". Ela havia sido avisada sobre ele.

"Eu não quero comprometer o tratamento totalmente porque a maioria dos programas são muito básicos e é preciso muito trabalho nessa área. Mas essas pessoas precisam de um bom tempo para ficarem melhor e elas precisam escolher o tratamento elas mesmas", diz Blumenthal. "Eu acho que também precisamos aceitar que há pessoas resistentes ao tratamento que são muito difíceis de serem atingidas."

Talvez exista mais esperança em reconhecer pessoas jovens com traços psicopatas para mudar a trajetória de seu desenvolvimento. Estudos indicam que a psicopatia tem um efeito herdado e que crianças com níveis altos dos chamados "traços insensíveis" têm um risco maior de se tornarem adultos psicopatas.

A ideia de que a psicopatia possa ser identificada na infância continua controversa, mas evidências apontam que há fatores de risco claros. Tanto psicopatia como TPA também estão associados a um histórico de negligência e abuso na infância. E, enquanto crianças emocionalmente reativas tendem a responder bem a limites firmes, crianças não emocionais são menos responsivas.

É por isso que intervenções podem funcionar: pesquisas recentes sugerem que eles podem ser mais suscetíveis a intervenções que focam em comportamento positivo do que sendo punidas por comportamentos ruins. O que parece estar de acordo com os resultados de Blackstock sobre adultos psicopatas.
A maior parte das crianças passa por uma parte de bater ou morder outras crianças, mas uma hora ou outra aprendem que isso não é apropriado GETTY IMAGES

"Se você pode construir aquela parte do cérebro que quer os mesmos tipos de recompensa que você tem ao agradar o outro em vez de simplesmente conseguir o que você quer, então você provavelmente tem uma chance melhor de sucesso", diz Graham Music, um psicoterapeuta de crianças e adultos que trabalha com Blumenthal na Clínica Portman.

Essas crianças também demonstram déficits na habilidade de ler os estados emocionais alheios, mas pesquisas sugerem que essa habilidade possa ser melhorada ao ensiná-los a olhar nos olhos dos outros, o que pode aumentar os níveis de empatia e laços emocionais.

É por isso que intervenções antecipadas são chave: o cérebro é mais maleável durante a infância. Isso traz seus próprios desafios, considerando que essas crianças não necessariamente passaram pelo consultório de um psicólogo.

"As crianças que geralmente chegam a nós são as que estão reagindo, jogando coisas, chutando as pessoas, gritando, entrando em brigas", diz Music. Crianças insensíveis, por outro lado, são vistas como "agressivas felizes" porque elas parecem inabaláveis pela violência.

A evidência crescente de que infratores violentos não são um "monolito" exige uma estratégia com mais nuances. Parte do desafio é identificar as pessoas que parecem que vão se beneficiar mais do tratamento e apoiar sua tentativa de mudar. Pode ser que algumas pessoas não possam ser salvas, mas muitas outras podem estar ao alcance. "Eu realmente acredito que a biologia é maleável e eu prefiro não desistir das pessoas", diz Fonagy.

AUTOR: BBC

sábado, 14 de julho de 2018

ASSISTA 7 DOCUMENTÁRIOS PARANORMAIS QUE VÃO TE DEIXAR SEM DORMIR

Se você é mais um dos fanático em histórias de terror então está no lugar certo. Mas, se esse não for o seu caso, é melhor se preparar para o que está por vir. 

Afinal, alguns relatos podem ser realmente assustadores. Principalmente se você pensar neles como fatos reais que, em algum momento, chegaram a acontecer com alguém. E, se os filmes fictícios já são perturbadores, acredite, a realidade pode ser ainda pior.

Mas, afinal de contas, você acredita em espíritos ou seres malignos que aterrorizam pessoas em nosso mundo. Para aqueles que acreditam em histórias como essas, dormir pode vir a ser um desafio depois de se deparar com esses horrores.

E, para os descrentes, acredite, esses documentários assustadores vão perturbar você. Afinal, alguns contos acabam conseguindo aterrorizar todos nós, independente das nossas crenças. E talvez seja exatamente por isso que ainda exitem tantos programas dedicados a essa modalidade.

1 - O Pesadelo - Paralisia do Sono

Esse documentário, feito no formato de um filme de terror, não é exatamente igual os demais. Ele foi lançado em 2015 e tem cerca de 90 minutos de duração. E, durante todo esse tempo, não há comentários de especialistas sobre o assunto nem nada do tipo.

Mas, ao invés disso, 8 pessoas acabam descrevendo as suas experiências com a 'Paralisia do Sono' e tendo cada um deses momentos recriados. Além disso, o documentário acaba proporcionando uma visão mais aberta daqueles que passaram pelo problema.

2 - Ghost Hunters (Brasil)

A série 'Ghost Hunters' se dedica a fazer documentários a respeito de atividades paranormais e acaba sendo bem conhecida entre os amantes do assunto. Ele era exibido no canal SyFy e mostra um grupo de caçadores de fantasmas que saem em busca de lugares assustadores para documentar.

E, em um de seus episódios, eles acabaram vindo até o Brasil para ver alguns relatos assombrados registrados em um Hotel que fica no interior de Minas Gerais.

3 - Aparições em Connecticut

Esse documentário, como o próprio nome já diz, se trata de uma família que se muda para uma casa alugada que fica em Southington, Connecticut. Quando isso acontece, muitos relatos estranhos começam a acontecer. Fazendo com que eles pesquisem e descubram o terrível passado do lugar.

E, como você pode imaginar, coisas estranhas começam a acontecer. Os filhos do casal começam a ver fantasmas e os pais relatam coisas ainda mais estranhas.

4 - Poltergeist de Enfield

Você já viu o filme 'A Invocação do Mal 2'? Bom, se sim, talvez você deva saber que esse filme foi baseado em uma história real e que existe um documentário sobre ele. O que, sem dúvida, vai deixar todo o caso ainda mais interessante. E, aparentemente, tudo teria começado quando uma mulher, mãe de 4 filhos, acabou ouvindo 2 deles reclamando sobre moveis se movendo na cozinha.

As coisas acabaram piorando, ela chamou a polícia e até mesmo eles teriam visto um cadeira se mover sem ter ninguém por perto. Outras coisas também, como brinquedos, também se moveram e as crianças chegaram a ouvir vozes.

5 - Pantry Ghost

Em 2007, uma série de vídeos intitulada como 'Pantry Ghost' começaram a ser postadas no YouTube. Eles apresentavam a história de um homem que começou a reparar algo estranho em seu armário, que abria todas as noites às 12 horas e 34 minutos, e supos que algo de sobrenatural estava acontecendo por lá.

Com o tempo, na medida que ele filmava as ocorrências e interagia com o ser que habitava o lugar, as coisas acabaram piorando. A coisa teria ficado tão grave que a família teve que mudar de casa e o casamento acabou. Apesar de sua veracidade ser debatida, um documentário sobre ele foi feito em 2013 com o nome de 'The Pantry Ghost'.

6 - Ghosts on the Underground

Se você é do tipo que se incomoda com o exagero de alguns documentários paranormais, então talvez essa composição seja perfeita para você. Ela foi publicada em 2005 e, ao contrário da maioria, não apresenta recriações fantasiosas nem atores encenando.

A ideia por trás dele era pegar pessoas reais que trabalhava em metrôs, e mostrar o depoimento delas sobre coisas estranhas que vivenciaram. Apesar de ser mais parado do que os outros vídeos dessa modalidade, ele oferece uma experiência diferente e, por isso, merece a sua atenção.

7 - A mulher de Branco

Você já ouviu alguém dizer sobre como os animais podem ser mais sensitivos do que os humanos quando se trata de entidades paranormais? Bom, a maioria das pessoas que está um pouco mais integrada nesse meio já ouviu isso em algum momento e é disso que esse documentário se trata.

Ele faz parte de um série do Animal Planet chamada 'Instinto Paranormal' e conta a história de uma família que tem os seus animais perturbados por uma entidade feminina e maligna. Que, em certo momento, chega até mesmo a machucar os coelhos.

Todas essas histórias foram documentadas por algum motivo, não acha? E, talvez por isso, mereçam um pouco da sua atenção. Elas podem ser realmente assustadoras se você der uma chance. O que, para falar a verdade, pode acabar fazendo com que você perca algumas noites de sono. Se assistir a alguns desses documentários, comente aí embaixo o que achou deles!

AUTOR: Uol Grunge Patiohype TENEBROSO CHANNEL
Imagens Movieclips Indie Verdade paranormal Juliana Marengo Matley VirgoTheyoushowfilms The Hampshire Gost Club TENEBROSO CHANNEL DeepWeb

SAIBA DE 7 COISAS DIABÓLICAS ESCONDIDAS NO VATICANO

A Cidade do Vaticano é conhecida no mundo todo por ser considerado um local sagrado e sede da Igreja Católica. É o menor estado soberano do mundo, ficando sob a responsabilidade da Itália, enquanto que o Papa tem proteção da Guarda Suíça. Pode ser que você não conheça, mas a cidade possui o que chamam de Arquivos Secretos do Vaticano, que foi fundado em 1611 pelo Papa Paulo V.

Consiste em um repositório considerado extremamente seguro, onde são armazenados os documentos mais valiosos e antigos de toda a Igreja. O acesso é restrito, sendo que apenas funcionários autorizados do vaticano podem entrar, ainda assim, precisam de uma carta de recomendação. Como se não bastasse, ainda precisam mencionar o que exatamente precisam buscar ali dentro, mesmo sem saber ao certo o que podem encontrar.

Fato é que, tudo aquilo que é guardado sob todo esse sigilo, acaba levantando inúmeras suspeitas. Existe muito material oculto guardado ali dentro, o que leva muita gente a acreditar que conteúdo diabólico é escondido. Pensando nisso, separei abaixo 7 coisas diabólicas que podem estar escondidas no vaticano. Confere aí!

1 - Detalhes sobre a linhagem de Jesus
Embora a ideia de que Jesus tenha tido família e filhos não seja aceita pela comunidade cristã, vale considerar que pouco se sabe sobre o que aconteceu em sua vida desde a infância até seus 30 anos, pouco antes de ser crucificado. Dessa forma, pode ser que ele realmente tenha iniciado uma família, o que chega a levantar questões sobre sua linhagem.

Alguns teóricos alegam que o vaticano guarda a sete chaves arquivos que revelam tais informações. Afinal, se existisse alguém vivo que fosse descendente direto de Jesus, o Papa não teria função nenhuma como intermediador entre Deus e humanidade, uma vez que aquele também seria descendente da divindade. Isso traria enormes complicações para a igreja.

Mas também não seria tão simples assim. Considerando o período em que Jesus provavelmente viveu, estima-se que cerca de 600 mil a 1 milhão de pessoas poderiam ser seus descendentes, carregando algum traço biológico. De qualquer forma, a igreja se envolveria em um grande escândalo caso algo do tipo viesse à tona.

2 - O terceiro segredo de Fátima
Foi no ano de 1917, que três crianças tiveram a visão da Virgem Maria. Ficaram conhecidos então como "os pastorinhos de Fátima". Receberam três visões proféticas, onde a primeira e a segunda falavam sobre "A visão do Inferno" e "O imaculado coração de Maria", que descreviam sobre a destruição de almas pecadoras, em uma súplica para que a Rússia se convertesse aos ensinamentos da virgem. Caso contrariassem, trariam guerras e perseguições ao mundo. Bem, parece que foi certeiro. Ambos foram publicados no ano de 1941, mas o terceiro segredo ainda permaneceu em sigilo até o ano 2000.

Foi o Papa João Paulo II que decidiu revelá-la. Chamada de "Atentado ao Papa", a terceira profecia dizia que haveria uma batalha apocalíptica entre o bem e o mal, tendo o Papa como alvo principal. Apesar disso, muitos acreditam que essa não é a verdade sobre o mistério. O próprio Papa Bento XVI chegou a sugerir em 2010, que o verdadeiro segredo não havia sido revelado... Apesar de o vaticano o contradizer.

3 - Artefatos extraterrestres
Pode parecer estranho, mas o vaticano está muito aberto à possibilidade da existência de vida extraterrestre. O Observatório do Vaticano, por exemplo, é utilizado para encontrar outros planetas parecidos com a Terra. E tudo indica que tal prática não é recente. Muito antes do Caso Roswell, ocorrido em 1947, o vaticano já colecionava artefatos extraterrestres e documentos técnicos que garantem a engenharia de armas alienígenas.

Apesar de não existirem evidências físicas que comprovem a afirmação, os Arquivos do Vaticano tem exatamente o propósito de esconder informações para o qual o mundo ainda não está preparado. Um exemplo é o terceiro segredo de Fátima, que ficou escondido durante tanto tempo.

4 - O cronovisor
Declarações do Padre Ernetti, que morreu em 1992, chocaram o mundo. Ele afirmou ter visto os discursos de Napoleão, e até mesmo Jesus na Última Ceia, até o momento de sua crucificação. Mas como isso poderia ser possível, sendo que tais eventos aconteceram há tanto tempo? Bem, segundo seu relato, tudo foi possível graças a um dispositivo chamado cronovisor... Uma espécie de TV em que qualquer evento do passado poderia ser transmitido.

De acordo com o padre, o aparelho foi desenvolvido pelos cientistas Enrico Fermi, criador do primeiro reator nuclear, e Wernher von Braun, envolvido na criação dos primeiros foguetes espaciais. Dessa forma, foi publicada uma misteriosa "foto de Cristo", no ano de 1972, na revista italiana La Domenica del Corriere. Mas é claro, as informações levantaram enorme dúvidas.

E a evidência de que o dispositivo realmente existe teria sido destruída, após o Papa Pio XII e Benito Mussolini entrarem em um acordo, alegando que aquilo seria uma ameaça à humanidade. Ernetti e os cientistas teriam encerrado o projeto do cronovisor. Mas, alguns religiosos acreditam que o vaticano ainda tenha posse do dispositivo original.

5 - O Diabo
Gabriele Amorth, que faleceu em 2016, foi o mais antigo e famoso exorcista do vaticano. Ele realmente sabia reconhecer um demônio e alegava já ter tido a oportunidade de estar cara a cara com o próprio diabo. Segundo suas palavras: "Satanás é puro espírito, embora às vezes pareça um animal furioso". Usando um ritual do ano 1614, do Papa Paulo V, Armoth afirma ter conduzido o Diabo sob circunstâncias assustadoras.

Em 2010 ele virou manchete, alegando que o Satanás estava no vaticano. E tudo indica que ele não falava no sentido figurativo. Em sua opinião, os escândalos e corrupção que assolaram a igreja nos últimos anos tiveram relação direta com o senhor do submundo, que estava aprisionado por ali. O Papa Paulo VI chegou a dizer algo parecido em 1972, alegando que "de algum lugar, a fumaça de Satanás entrou no templo de Deus".

6 - Prova de que Jesus não foi crucificado
A crucificação de Cristo é um dos símbolos mais preciosos para os cristãos. Sem ela, diversos outros fatos acontecidos na Bíblia simplesmente perderiam o sentido. No entanto, segundo Michael Baigent, nada disso aconteceu... Pelo menos, não do jeito que conta o livro sagrado. Ao contrário do que você pode estar pensando, ele não nega a existência de Jesus, pelo contrário. Apenas diz que sua crucificação foi um fraude.

Isso mesmo. Para o autor, Jesus teria feito um acordo com Pôncio Pilatos, uma vez que era do interesse de Roma mantê-lo vivo, apesar de toda a pressão que recebiam para matá-lo. Isso porque Jesus teria instruído seus seguidores a pagar os impostos. Dessa forma, o melhor que poderiam fazer seria fingir uma crucificação.

Teriam então simulado o ato, fazendo com que os inimigos de Jesus ficassem satisfeitos, ainda a tempo de salvá-lo da morte. Novamente, não existem provas para a alegação, e Baigent chegou a ser odiado por muitos cristãos que souberam de sua teoria. No entanto, ele afirmava que a prova disso estava escondida em um importante documento desenterrado pelo padre francês Berenger Saunière. Pouco tempo após a descoberta, o padre ficou muito rico, o que sugere que ele vendeu a informação para o vaticano, que escondeu o documento.

7 - Prova de que o Papa Pio XII ajudou Hitler
Pio XII ganhou o apelido de "Papa de Hitler", uma vez que nunca condenou abertamente os nazistas. Apesar disso, o vaticano acredita firmemente que o papa nunca foi a favor. Alegam que ele chegou a espalhar panfletos pela Alemanha Nazi, condenado o regime sob uma perspectiva cristã, chegando a salvar cerca de 800 mil judeus do extermínio na Europa Oriental. Os encontros que ele tinha com os líderes nazistas, portanto, não seria para apoiá-los mas sim para responsabilizá-los.

Considerando tudo isso, até parece que o Papa Pio XII foi apenas o alvo de difamações fantasiosas. A não ser que deixemos de lado dois pontos: primeiro, o vaticano até hoje se recusa a divulgar provas da atuação do papa durante o Holocausto; segundo, pessoas que viveram na época e tiveram contato com ele, definitivamente acreditam que Pio XII ajudou Hitler a conquistar poder.

Bem, de qualquer forma é questionável o que realmente aconteceu e quais eram suas intenções. Talvez ele apenas tenha permanecido neutro em uma tentativa de resguardar a igreja. No entanto, o papa era realmente a pessoa mais influente da Europa naquele período. Se alguém tinha o poder de parar a loucura do nazismo, era ele.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias aí pelos comentários!
VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!