VISITAS!

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET
REDENET TIANGUÁ - (88)3671-1144/9-9739-8777/9-9428-2616

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PESQUISADORES DO EQUADOR DESCOBREM LAGARTO DE CORES VIBRANTES

Macho da nova espécie de lagarto, Alopoglossus viridiceps, que mede cerca de 5 cm (Foto: Torres-Carvajal/Divulgação)

Um novo lagarto, com cores vibrantes e metálicas, foi descoberto nas florestas tropicais úmidas do noroeste do Equador por pesquisadores do Museu de Zoologia QCAZ, da Pontifícia Universidade Católica do Equador.
Barriga de nova espécie de lagarto é laranja (Foto: Torres-Carvajal/Divulgação)

A descrição da nova espécie foi publicada na revista científica "Zookeys" nesta semana. O lagarto pertence ao gênero Alopoglossus, que se diferenciam dos outros lagartos por terem as línguas cobertas de dobras.

Para chegar à descoberta, o pesquisador Omar Torres-Carvajal e o estudante Simón Lobos analisaram exemplares de lagartos coletados nas florestas da região e armazenados no Museu de Zoologia desde 1977.

Chamou a atenção dos pesquisadores, entre os lagartos coletados nos últimos cinco anos, alguns com cabeça de cor verde-metálica e barriga laranja, características nunca antes descritas nesse animal.

A análise de DNA permitiu concluir que se tratava de uma nova espécie, que recebeu o nome de Alopoglossus viridiceps. Os animais foram coletados principalmente na Reserva do Bosque Nublado Santa Lucia, no noroeste do Equador.

Com o novo achado, sobre para sete o número de espécies conhecidas do gênero Alopoglossus. "A diversidade de lagartos do gênero tem sido subestimada. Estamos trabalhando atualmente em trabalhos para compartilhar essas descobertas com a comunidade científica", disse Torres-Carvajal. Segundo ele, o mesmo padrão de "diversidade escondida" se aplica às espécies amazônicas.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!