VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

domingo, 22 de junho de 2014

FATOS INTRIGANTES SOBRE TERREMOTOS

Fatos intrigantes sobre Terremotos, Entre todos os desastres naturais, terremotos destacam-se como o menos previsíveis e mais destrutivo. 

Os danos que causam são temidos desde a antiguidade . Uma vez que existem meios não cientificamente comprovados de prever terremotos ( pelo menos, ainda não), a única lição que nós aprendemos com os terremotos do passado é que a mitigação é mais confiável do que a previsão. 

É importante que, em vez de adotar técnicas ou práticas baseadas em mitos (por exemplo, de pé nas portas durante um terremoto ), nos educamos sobre a importância da engenharia sísmica como a melhor maneira de minimizar os danos e salvar milhares de vidas.

Luzes do terremoto

Durante séculos, testemunhas relataram ter visto luzes misteriosas que aparecem no céu momentos antes ou durante grandes terremotos. 

As luzes foram descritas alternadamente como flashes luminosos, chamas azuis, ou arco-íris fracos que emergem do solo e, por vezes, se estendem até 200 metros (650 pés). Antes da década de 1960, os geólogos tinham esses relatórios como alucinações, pois nenhuma fotografia ou vídeo havia como prova do ocorrido. 

No entanto, isso mudou em meados dos anos 1960, quando série de terremotos atingiu Nagano, Japão, dando geólogos céticos uma excelente oportunidade para documentar e finalmente reconhecer o fenômeno.

Várias teorias têm sido propostas para explicar como as luzes do terremoto se formam. Um deles inclui a interrupção do campo magnético da Terra pelo efeito piezoelétrico, que é causada por rochas de quartzo na região pressão tectônica. No entanto, uma vez que nem todos os grandes terremotos são precedidos por um raio, essas teorias ainda não foram investigadas.
Liquefação do solo

Muitos de nós estão familiarizados com areia movediça, que ganhou notoriedade em filmes e desenhos animados por engolir pessoas. Na realidade, é areia movediça não é tão assustadora quanto pensávamos quando crianças. No entanto, uma outra forma de areia movediça, chamado de liquefação do solo, realmente vale o nosso medo.

Além de tsunamis e deslizamentos de terra, liquefação é um efeito adverso de terremotos. Este fenômeno ocorre quando, os solos saturados de água estão sujeitas a fortes tremores de terra, fazendo com que o solo perca força e rigidez . Como resultado, qualquer objeto sobre o solo (por exemplo, edifícios, estradas, ou veículos) ira simplesmente afundar ou cair. Este cenário foi demonstrada em 1964, quando a combinação de um terremoto e o solo pobre acionou a liquefação que destruiu ou danificou 16.534 casas na cidade de Niigata, Japão. Liquefação também foi em grande parte atribuída pelo dano colossal de estradas, carros e outras estruturas que ocorreram durante o terremoto de 2011 Christchurch.
Terremoto Storms

A visão de edifícios desmoronados, corpos mortos, e os cidadãos traumatizados pode parecer o fim do terror de um terremoto. Infelizmente, isso nem sempre é o caso, de acordo com a teoria de tempestades do terremoto. Idealizado pelo professor de Stanford Amos Nur, depois de estudar vários terremotos antigos e modernos, que ele acreditava que eram relacionados, a teoria sugere que um único terremoto pode desencadear uma série de outros grandes terremotos ao longo da mesma placa tectônica limite. Os terremotos subseqüentes podem levar meses ou anos até sessarem.

A teoria de Nur é apoiado por uma série de grandes terremotos que ocorreram em uma falha tectônica ao longo do Norte da Anatólia na Turquia entre 1939 e 1999. Dos 13 grandes terremotos que atingiram a região, sete ocorreram de forma sistemática. Cada terremoto sucessivo ocorreu em um segmento da falha que foi imediatamente a oeste do terremoto anterior. Nur atribuiu a causa das tempestades do terremoto a transferência de estresse que ocorre após cada terremoto.
Logo Reelfoot

Você pode pensar que os terremotos não trazem nada além de morte e destruição, mas isso não é inteiramente verdade. O Lago Reelfoot no Tennessee é um bom exemplo dos efeitos positivos dos “terremotos. O lago foi criado durante os terremotos New Madrid que ocorreram no Vale do Mississippi entre 1811 e 1812. Quando um desses abalos atingiu a região, várias testemunhas disseram ter visto o rio Mississipi que flui para trás por várias horas. Este fenômeno foi causado por um “tsunami fluvial” no rio.

O terremoto também causou uma subsidência área, variando 1,5-5,9 metros (4,8-19,2 pés) de profundidade, que trouxe a água do rio e formou um lago . Ao longo dos anos, o novo lago tinha transformado num habitat natural para uma variedade de espécies de animais e plantas. Nos dias atuais, o lago Reelfoot é um local popular para passeios de barco, caça e pesca.
Quakes de gelo

Terremotos de gelo (também chamados de terremotos de geada ou cryoseisms) acontecem quando a umidade presa sob a terra, de repente congela e se expande. Tal expansão súbita acumula pressão, que é então liberada, fazendo com que o solo de crack e um estrondoso alto escape. Terremotos de gelo têm sido relatado no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos, onde foram muitas vezes confundido por terremotos.

Este fenômeno raro pode ocorrer quando a temperatura cai rapidamente a abaixo de zero. Pode ser acompanhada por tremores semelhantes , mas ao contrário de um tremor de terra, os efeitos de uma cryoseism são localizados, como as vibrações que eles criam não vão muito longe . Em alguns casos, as pessoas apenas algumas centenas de metros de distância do epicentro não o ouvem ou perceber qualquer coisa.

Devido à sua raridade, não há muitos dados científicos sobre cryoseisms. A maior parte da informação que temos é baseado em relatórios de notícias e relatos de testemunhas. Acredita-se, porém, que os cryoseisms são geralmente inofensivos, com exceção para os ruídos terríveis que eles produzem pode acordar uma cidade inteira à noite.
As cidades que se moviam

Chile é conhecido por ser o lar de alguns dos maiores terremotos do mundo.Isto é devido à proximidade do país com o chamado Anel de Fogo , onde duas das placas tectônicas da Terra são empurradas umas contra as outras.

Em 2010, um terremoto particular foi rotulado pela comunidade científica como um dos terremotos mais importantes já estudados. Este elogio, é claro, não por ceifar a vida de 523 pessoas e deixar 1,5 milhão de desabrigados . É por pura potência do terremoto que mudou toda a cidade de Concepción 3 metros (10 pés) para o oeste.

Concepcion não é a única cidade deslocada pelo terremoto. Outras cidades afetadas incluem o capital chilena Santiago, que passou de cerca de 28 centímetros (11 pol), e Buenos Aires, que ainda conseguiu passar quase 4 centímetros (1,5 polegadas), apesar de ser 1.300 km (810 milhas) de distância. Essas mudanças foram observadas por equipes de quatro universidades dos Estados Unidos, que compararam as medições do GBS da área antes e depois do terremoto de magnitude 8,8.
Sunquakes

Quakes não são exclusivos para o nosso planeta. Segundo os cientistas, até mesmo a Sun experimenta ondas sísmicas semelhantes aos produzidos pelos terremotos na Terra. O fenômeno, que é referido como um sunquake, foi observada pela primeira vez em 9 de julho de 1996, quando uma explosão solar gerou um terremoto que continha 40.000 vezes a energia liberada no devastador terremoto de 1906 em San Francisco.

O terremoto sunquake, que atingiu equivalente a 11,3 de magnitude, produziu ondas que pareciam água ondulações quando elas se espalham. No entanto, ao contrário das ondinhas da água que viajam a uma velocidade constante, as ondas do sunquake aceleram a partir de uma velocidade inicial de 35.000 quilómetros por hora (22.000 mph) a um ponto de fusão de 400.000 (250.000 mph) antes de desaparecer no fundo da fotosfera do Sol . De acordo com o Dr. Craig , pesquisador da NASA e da ESA, a energia liberada foi igual a cobrir a Terra com dinamite e detoná-los todos de uma vez.
terremotos causados por seres humanos ??

Nosso impacto na Terra não se limita ao ar, terra e mar. Estende-se bem abaixo da crosta da Terra, onde é mais vulnerável. Como sabemos, os terremotos são naturalmente causados pelos movimentos das placas tectônicas da Terra, mas a atividade humana também pode produzir terremotos e várias impacto sísmico.

Uma das principais causas de terremotos artificiais é a injeção de fluidos , tais como óleo ou água, profundamente no solo para fins industriais ou ambientais. Os fluidos aumentam a pressão de poros no subsolo, o que pode enfraquecer faltas próximas. Uma vez que a pressão de poros atinge o seu limite, liberando pressão tectônica na forma de um terremoto.

Outra causa de terremotos artificiais é a extração de água subterrânea, que foi o responsável pelo devastador terremoto de Lorca 2011 , de acordo com cientistas. O terremoto foi o resultado de água que está sendo sugado para fora do solo para abastecer a cidade. A conseqüente perda de água causada mudanças de estresse na crosta da Terra, o que eventualmente levou ao terremoto.
A Ilha Quake

Na manhã de 24 de setembro de 2013, um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu sudoeste de Baluchistão, no Paquistão. Isto foi seguido em breve pelo aparecimento de uma nova ilha 2 km (1,2 milhas) ao largo da costa da cidade de Gwadar. A ilha, que foi dado o nome Zalzala Jazeera (“The Quake Island”), é pensado para ser um vulcão de lama.

Apesar da atenção local e internacional significativo que recebeu, a aparência da ilha não foi uma surpresa para alguns. Moradores mais antigos da cidade costeira lembra de ter visto uma ilha que apareceu no mesmo local após um terremoto que chocou a costa em 1968.

Medindo 18 metros (60 pés) de altura e mais de 175 metros (576 pés) de comprimento, Zalzala Jazeera tornou-se uma atração turística popular na região. No entanto, isso pode não durar por muito tempo, como imagens tiradas pela NASA Satélite mostrou que a ilha tem começaram a desaparecerde volta ao oceano.
Efeito Terremotos ‘nos dias de hoje

Além de cidades em movimento, liquefação do solo, e criando enormes tsunamis, terremotos também são capazes de acelerar a rotação do nosso planeta. Isto é o que os cientistas da NASA observou, no rescaldo do terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do Japão em 2011. Sua análise revelou que o tremor intenso acelerou rotação da Terra, encurtando o dia em 1,8 microssegundos. Esta aceleração foi causada por uma mudança na distribuição de massa do planeta, como mais massa foi movido em direção ao equador.

Isto é não só o tempo de um tal efeito foi relatado. A mesma coisa aconteceu no terremoto de Sumatra de 2004, o que encurtou os dias em 6,8 milionésimos de um segundo. Ocorreu novamente no terremoto do Chile de 2010, o que acelerou a rotação da Terra por um 1,26 milionésimos de segundo. Embora essas mudanças podem parecer bastante pequena, o impacto combinado de todos os terremotos de magnitude similar eo efeito na história pode ser significativo.Confira Hamza Isaac no Facebook .

AUTOR: listverse

Um comentário:

  1. Em Fevereiro de 1969 eu tinha 5 anos, ia fazer 6 em Maio, presenciei um forte terramoto. Sempre ouvi uma senhora da minha terra falar nas luzes de terramoto que ela jurou ter visto nessa madrugada antes do terramoto em questão. O que as provoca, não sei, mas são um aviso. Não as vejo como paranormais nem da responsabilidade de óvnis, cabe aos cientistas dizer o que é. A Natureza apresenta vários sinais da ocorrência de terramotos e de fortes temporais, eu, nos meus 52 anos de vida, já presenciei muitos, cá em casa chamam-me a "meteorologia". Não é nada do outro mundo, será uma sensibilidade à Natureza

    ResponderExcluir

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!