FOSSO DO DESESPERO
Em 1970, o psicólogo Harry Harlow, estava obcecado com o conceito de amor, mas ao invés de escrever poemas ou canções, ele apresentou doentes experimentos em macacos.
Uma de suas experiências girava em torno de confinar macacos isolando-os em um aparelho que ele chamou de “fosso de desespero” (uma câmara vazia que privava o animal de qualquer estímulo ou socialização) – o que resultou em macacos loucos e mortes por fome.
Harlow ignorou críticas de colegas. No entanto, seu tratamento horrível aos macacos foi origem de movimentos dos direitos dos animais e busca pelo final de experimentos cruéis.
CRIANÇAS FASCISTAS EM 67
Em 1967, foi realizado um experimento com a finalidade de explorar as maneiras pelas quais as sociedades democráticas podem ser influenciadas pelo fascismo. Usando uma classe de estudantes de ensino médio, o pesquisador criou um sistema em que alguns alunos eram considerados membros de uma ordem de prestígio.
David passou a se chamar Brenda, cirurgicamente alterado para ter uma vagina, e recebeu suplementos hormonais. Mas tragicamente o experimento saiu pela culatra. “Brenda” agiu como um menino estereotipado ao longo da infância e a família Reimer começou a desmoronar.
Aos 14 anos foi dito a verdade à Brenda, que decidiu voltar a ser David. Ele cometeu suicídio com 38 anos.
AUTOR: MINILUA
CRIANÇAS FASCISTAS EM 67
Os alunos mostraram uma maior motivação para aprender, mas o mais preocupante, tornaram-se ansiosos para continuar com práticas malévolas, como excluir e marginalizar os não-membros da classe. Ainda mais assustadoramente, este comportamento continuou fora da sala de aula.
Depois de apenas 4 dias, o experimento foi encerrado por ficar fora de controle.
TERAPIA CONTRA HOMOSSEXUALIDADE
Nos anos 60, a homossexualidade era frequentemente descrita como doença mental, com muitos indivíduos que procuravam (voluntariamente ou não) uma maneira de curar-se de sua atração sexual por pessoas do mesmo sexo.
TERAPIA CONTRA HOMOSSEXUALIDADE
Terapias experimentais na época incluía terapia de “aversão” – onde as imagens homossexuais foram tratadas com “torturas”, como choques elétricos e injeções que causavam vômitos. A ideia era que o paciente associasse a dor com a homossexualidade.
Ao invés de “curar” a homossexualidade, essas experiências danificavam profundamente o psicológico dos pacientes, um deles entrou em coma.
TROCA DE SEXO “ACIDENTAL”
Em 1966, quando David Reimer tinha 8 meses de idade, sua circuncisão não deu certo e ele perdeu o pênis por queimaduras. O psicólogo John Money sugeriu que o bebê David poderia ser trocado de sexo.
TROCA DE SEXO “ACIDENTAL”
David Reimer
Os pais concordaram, mas o que eles não sabiam era que o psicólogo secretamente queria usar David como parte de um experimento para provar seu ponto de vista, de que a identidade de gênero não era inata, mas sim determinada pela educação.
AUTOR: MINILUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU