VISITAS!

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET
REDENET TIANGUÁ - (88)3671-1144/9-9739-8777/9-9428-2616

sábado, 19 de setembro de 2015

O QUE ACONTECERIA SE A TERRA FOSSE SUGADA POR UM BURACO NEGRO???

Um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar. 

Dentro de um buraco negro, a gravidade é forte porque a matéria está sendo espremida em um espaço minúsculo. Nós não podemos ver um buraco negro, porque nenhuma luz pode sair dele, tornando-os invisíveis. A única maneira de nós sabermos onde há um buraco negro é com ferramentas que identificam as estrelas que estão muito perto de buracos negros, pois estas agem de forma diferente das outras estrelas.

Mas é um equívoco pensar que um buraco negro é um grande aspirador que suga tudo a sua volta. O que acontece é que, por exemplo, se o nosso sol se torna-se um buraco negro, ele deixaria seu tamanho inicial, de 6 milhões de km de raio, passando a ter um raio de apenas 6 km. 

Mas manteria a sua massa original, mantendo, assim, a sua força gravitacional original. Se antes de a estrela explodir em um buraco negro a gravidade dela não era suficiente para atrair os planetas a seu redor, depois também não seria suficiente para sugá-los. Mas dentro do buraco sim, a gravidade se tornaria imensa.

Mas e se a gravidade de um buraco negro fosse capaz de sugar a Terra, o que aconteceria?
Primeiro, só nos daríamos conta que um buraco negro estaria ao nosso lado, quando os planetas do Sistema Solar começassem a se comportar de forma diferente, apresentando variações em sua órbita.

Quando o nosso planeta se aproximasse do buraco negro, as mudanças geológicas devido às forças das marés seriam tão extremas que toda a superfície ficaria recoberta por magma, destruindo todas as formas de vida do planeta.

Quando a terra fosse finalmente puxada para dentro do buraco, o calor e a pressão de tal evento seriam tão forte que converteria tudo o que foi “engolido” em gás de alta energia, com uma temperatura muito alta.

Mas, infelizmente teríamos evaporado muito antes de sabermos o que tem dentro de um buraco negro, que é o seu verdadeiro mistério.

O tempo é afetado pela gravidade, pois esta curva o espaço-tempo. Devido a força gravitacional, em um buraco negro o tempo passaria tão devagar, que praticamente não existiria. Algo assim, tão inconcebível pode gerar uma realidade tão diferente, ou simplesmente não gerar realidade nenhuma. E, sobre isto, só poderemos usar a imaginação para formular hipóteses.

Contudo, se a terra não passar perto o suficiente de um buraco negro, não seriamos sugados e, mesmo que um buraco negro entrasse em nosso sistema solar, o sol, que é o astro mais maciço de nosso sistema, é que seria sugado primeiro por ele (claro que ainda assim morreríamos). Mas como buracos negros não costumam circular pelo universo, as chances de sermos puxados para dentro de um ou afetados por um são ínfimas.

AUTOR: MINILUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!