A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira, 5, pela revista “Nature”. Estima-se que o corpo celeste possui uma temperatura de 4.327 ºC, quase 10 vezes maior do que em Vênus, o planeta mais quente do sistema solar. Ele foi encontrado com a ajuda do telescópio KELT, que consegue identificar exoplanetas ao redor de estrelas muito maiores, brilhantes e violentas que o nosso Sol.
“Seria justo dizer que este planeta é mais quente que pelo menos 80 por cento de todas as estrelas conhecidas. A estrela em si é muito mais luminosa e mais quente do que o nosso Sol. E isso faz com que este seja o planeta mais quente que encontramos até agora por uma margem bastante longa, por mais de mil graus”, disse o astrônomo da Universidade do Sul da Queensland, Jonti Horner.
O exoplaneta está a 650 anos-luz, e isso significa que lá, um ano terrestre dura um dia e meio, o tempo necessário para dar uma volta em torno da estrela. A estrela onde o exoplaneta orbita possui uma temperatura estimada em 9.896 ºC. Ou seja, o calor da KELT-9 é irradiado para o planeta ao redor. Esse nível de radiação estrelar está fazendo com que a atmosfera se mova. E o fato de esse planeta ainda existir deixou muitos pesquisadores surpresos.
“Quando se tem uma estrela muito maciça e brilhante, a força de sua radiação é tão intensa que pode realmente destruir o material ao redor dele. Não há apenas muito gás e pó para formar esses [planetas]”, disse o astrônomo da Universidade Swinburne, Alan Duffy.
De acordo com pesquisadores, a temperatura do KELT-9b é mais elevada do que a da maioria das estrelas, e a previsão é que logo ele exploda, isso porque acredita-se que o planeta esteja perdendo 10 milhões de quilos por segundo.
Planetas mais quentes
O que você achou dessa descoberta? Deixe o seu comentário abaixo.
AUTOR (ES): Science alert, G1, El país
IMAGENS: nasa, Gaea, Delawa republic
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU