Desde então, a Opus Dei progrediu e se desenvolveu dentro da igreja, ao mesmo tempo que a oposição da organização também cresceu, apontando problemas e controvérsias dentro da Opus Dei. Por outro lado, os defensores da organização defendem que essas acusações são sinais de que a Opus Dei é realmente divina, lembrando que até mesmo Jesus foi altamente criticado em seu tempo.
Dizer se as críticas contra a organização são justificadas ou exageradas é algo complicado, mas o fato é que elas existem e são bastante intrigantes. Aqui estão alguns exemplos de atitudes controversas que a organização alimenta.
1 – Disputas legais questionáveis
A corte, no entanto, julgou que era impossível que os públicos confundissem uma instituição com a outra e não deram vitória à Opus Dei. Mais tarde, a organização tentou acabar com um jogo que levava o nome, mas as disputas judiciais não deram razão à organização mais uma vez.
2 – Rivalidade dentro da igreja
Enquanto os jesuítas agem nas vertentes mais liberais da igreja, a Opus Dei é considerada altamente conservadora, o que coloca ainda mais fogo na disputa.
3 – Tendência ao elitismo
A abordagem funcionou e atraiu membros da elite para a Opus Dei, o que gera a visão de separação dentro da igreja.
4 – Apoio a governos totalitário
A polêmica ficou ainda maior quando um padre crítico da organização apontou que Escrivá teria declarado que Hitler não poderia ter sido uma pessoa tão má como acreditavam.
5 – Recrutamento agressivo de membros
Além disso, estudantes da Universidade de Columbia da década de 80 declararam que eram aproximados por membros da Opus Dei que começavam relações de amizade, mas desapareciam completamente quando não percebiam interesse na organização.
6 – Controle excessivo
Alguns membros da Opus Dei revelam que a organização promove até mesmo o abandono às famílias.
7 – Segredos em excesso
Porém, defensores da organização defendem que a postura não se trata de manutenção de segredo, mas sim de compromisso com a privacidade e humildade pregada ali dentro.
8 – Atitude questionável em relação às mulheres
Além disso, as escrituras de Escrivá também são radicais quando fala de esposas. “Seu dever é, e sempre será, cuidar de sua aparência como fez antes de se casar – e é um dever de justiça, porque você pertence ao seu marido”, escreve.
9 – Práticas de mutilação corporal
O autoflagelo pode variar, existindo nas formas de jejum, sono no chão ou períodos de extenso silêncio, mas também envolve danos físicos com chicotes, espetos e ferimentos. A organização se defende dizendo que nenhuma cerimônia de autoflagelo é realizada sem a supervisão de um padre.
O que achou das práticas secretas? Qual sua opinião sobre a Opus Dei? Comente e compartilhe!
AUTOR: The Richest
IMAGENS: Shangay, Belief Net, SPS 2016, The Richest, YouTube
O que achou das práticas secretas? Qual sua opinião sobre a Opus Dei? Comente e compartilhe!
AUTOR: The Richest
IMAGENS: Shangay, Belief Net, SPS 2016, The Richest, YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU