Para começar, é importante entender que a mediunidade se trata de um instrumento que auxilia na evolução, sendo que, quando utilizada com consciência e sabedoria possui efeitos positivos em nossa evolução espiritual e cumprimento de nossas missões. Se trata de uma característica do espírito, que o torna capaz de perceber estímulos e influências extra físicas, que são bastante sutis em diferentes graus e formas. Teoricamente, essa é uma maneira de fazer com que o homem materializado possa manter contato com sua “Fonte”, ou seja, seu originário lugar de criação.
A mediunidade continua sendo estudada pois, quando desenvolvida para o bem, é capaz de nos ajudar a compreender, cada vez mais, o universo, as missões de cada um e a profundidade da intenção dos sentimentos e pensamentos. De acordo com Alan Kardec em o Livro dos Médiuns:
“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.”
Tipos de mediunidade
As formas da mediunidade se apresentar são as mais variadas possíveis, por isso existem vários tipos de mediunidade, alguns deles são: a Clarividência (a pessoa consegue enxergar os espíritos); Clariaudiente (capacidade de ouvir os espíritos; assim como a Psicografia, de Cura, Intuitiva, Sensitiva e Ostensiva.
Habilidades
Para que uma pessoa que, teoricamente, possui mediunidade desenvolvê-la é preciso a manutenção de alguns elementos simples mas de difícil prática, que atraem os bons espíritos. Também em no Livros dos Médiuns, Kardec os cita, sendo eles: a bondade, benevolência, simplicidade no coração, amor ao próximo e desprendimento das coisas materiais.
Sinais
Acreditar que a possui não quer dizer necessariamente que a tenha, mas existem alguns fatores que podem ser sinais de que sim. Esses sinais mostram que ela está aflorando e, a partir daí, é preciso começar a desenvolvê-la, num caminho de luz e amor, para que a evolução seja alcançada.
Desenvolvimento
Essa questão depende de pessoa para pessoa, algumas preferem manter essa característica um pouco escondida, ou de lado mesmo, muitas vezes por medo ou por vergonha, em ambos casos trata-se de falta de conhecimento, por isso os estudos são tão importantes.
A terapeuta holística, astróloga e professora de Yoga, Amanda Dreher, diz que quando a mediunidade aflora é uma tentativa da busca por conhecimento e que “está na hora de evoluir espiritualmente e sair do sono evolutivo que sua alma está”.
Esse passo é muito relativo, pois algumas pessoas mal sabem que a possuem. A sensibilidade, como já dissemos, se apresenta de variadas maneiras e intensidades. Por exemplo, se uma pessoa nasce com essa capacidade mas não a desenvolve ao longo da vida, ela acaba adormecendo dentro do ser.
Com o passar do tempo e a chegada da vida adulta, os compromissos, materialidade e necessidades acabam se tornando prioridades e fazem com que a pessoa se afaste de sua essência espiritual. A prática do relaxamento e meditação são ótimas formas de aflorar a espiritualidade.
Quando uma pessoa exerce sua capacidade mediúnica ela colabora para a evolução própria e de todos os seres.
Outros pontos
Não só as atividades mediúnicas devem ser praticadas, caso você não se sinta à vontade com esse termo ou simplesmente não tenha vontade de praticá-la, outros pontos que, independentes de religiões e crenças valem a pena serem exercitados são os valores morais, como: amor próprio e ao próximo, verdade, desapego, paciência, entre outros.
Então é isso pessoal, gostaram da matéria? Dúvidas, sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar!
AUTOR (ES): Astro Centro, Grupo PAS
IMAGENS: Rede de Amigos Espirita, Energia Espiritual, Mediunidade Na prática, Dhonella, Mediunidade na Prática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU