VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

terça-feira, 17 de maio de 2016

O QUE ACONTECERIA SE A TERRA COMEÇASSE A GIRAR AO CONTRÁRIO???

A teoria do Big Bang, anunciada em 1948, por um cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e um padre, que também era astrônomo, belga, Milton Humason (1891-1972) e baseada nas teorias da relatividade de Albert Einstein (1879-1955), afirma que o Universo foi criado a partir de uma grande explosão. Essa, originou todo o universo, consequentemente , nosso sistema solar, através de uma massa de gás condensada.

A constância se dá pelo movimento angular, e é a responsável por manter todo e qualquer corpo, que tenha sido formado a partir dessa massa de gás, em constante rotação. O fato de não percebermos a Terra girar é justificado por, no espaço, haver forças de fricção muito baixas, assim, todos esses corpos mencionados, incluindo a Terra, se movimentam de uma forma muito branda.

Também aprendemos que a Terra gira ao redor de si mesma, essa movimento recebe o nome de rotação. Ele acontece no sentido anti-horário e demora exatamente 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos para ser completado e começar novamente. Sendo o responsável pelos dias e noites.

E será que alguma vez você já se perguntou o que aconteceria se a Terra girasse para o outro lado? Bem, ao contrário do que o Superman fez, no vídeo acima, nós não voltaríamos no tempo. Na verdade, a humanidade teria enormes chances de ser extinta. Isso aconteceria porque uma variedade gigantesca de catástrofes naturais aconteceriam. E, se por acaso ainda assim conseguíssemos sobreviver, listamos algumas coisinhas que mudariam no mundo.

Correntes oceânicas
Naturalmente, abaixo da linha do Equador elas se movem em sentido horário, enquanto no hemisfério norte correm para o sentido anti-horário. Sendo assim, se a Terra girasse ao contrário os ventos mudariam seu sentido, fazendo com que as correntes marítimas também se invertessem de uma hora para outra, resultando em uma imensa mudança climática, ambiental e catástrofes, como tsunamis.


Oriente versus Ocidente

O conceito de ocidente e oriente mudaria completamente, visto que o Sol nasceria à oeste (ocidente) e se poriam à leste (oriente). Fazendo com que nós brasileiros fôssemos orientais. Além do que, o Japão não se chamaria assim, porque o nome vem de jih-pun-kuo, que significa “país da origem do sol”, por isso temo o costume de chamá-lo país do sol nascente.

Saara

O Deserto do Saara provavelmente não existiria, ao contrário, ele seria alagado, isso porque o ar úmido e quente do Atlântico sopraria em direção ao norte da África, criando muitas chuvas.

Brasil
O litoral brasileiro deixaria de ser quente, nos obrigando a ir à praia todos empacotados, com casacos, luvas e botas. O clima seria muito parecido com o litoral chileno, o mar estaria repleto de peixes e nenhum banhista.

Europa

Teria o clima da América Central. Por quê? Porque os ventos do oceano Atlântico norte iriam para o sentido leste, fazendo com que os furacões e tempestades tropicais, comuns no Caribe, se tornassem comuns nas regiões de Portugal, Espanha e Marrocos.

Tempo

No sentido de horas, o tempo seria mais longo. Caso a Terra girasse ao contrário os dias teriam 8 minutos à menos do que temos hoje. Isso faria com que a Terra precisasse girar mais vezes ao redor de si mesma para que pudesse completar uma volta ao redor do Sol, transformando nossos anos de 365 dias em anos de 367.

Então leitores, o que acharam da matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar!

AUTOR (ES): Brasil Escola, Mini Lua, Muito Interessante, Ultra Curioso
IMAGENS: Ultra Curioso, Viaje Sim, Wiki Geo, Battle of Shadows, Action Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!