Situada no extremo oeste do banco de areia de Palisadoes, Port Royal ganhou a reputação no século XVII de “cidade mais rica e mais pervertida” do mundo. Conhecida por sua economia florescente e falta de valores morais, era um lugar convencional para os piratas trazerem e gastarem seus tesouros – até 1692, é claro.
É possível ativar a legenda em inglês e a tradução automática, se desejar.
Sabemos que o terremoto ocorreu exatamente às 11h43 da manhã, graças a um relógio de bolso que afundou junto com dois terços da cidade e mais de 2.000 pessoas. Mas como isso foi possível, mesmo?
Liquefação acontece quando o solo alagado e solto (areia + água) se torna temporariamente areia movediça. Se você olhar bem perto para esse material, vai ver que ele na verdade é composto de diversas pedrinhas, e sua forma redonda quase uniforme significa que há espaço entre elas que se enche de água. Quando pisamos na borda dessa areia saturada, a sensação é relativamente estável, porque as partículas são empurradas juntas e ficam em cima umas das outras. O excesso de água então foge para onde a pressão é menor.
Assim, o solo não se comprime. Pelo contrário, já que a água líquida não tem integridade estrutural, ele liquefaz, e os objetos densos em cima dele afundam.
Autor: Natasha Romanzoti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU