VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

OS 9 LADRÕES MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA

Planos perfeitos, golpes de mestre, grandes roubos de trens, homens e seus muitos segredos. Para cada Danny Ocean, Robin Hood ou Carmen Sandiego que povoam a ficção, a realidade nos ofereceu casos incríveis de ladrões que marcaram não só as páginas de livros, mas também a cultura popular. Entre trapaceiros e inimigos públicos, relembre 9 ladrões famosos da história:

1. Dick Turpin (1705-1739)
Nascido na Inglaterra, Dick Turpin inicialmente seguiu os passos do pai e trabalhou como açougueiro por alguns anos antes de resolver apostar suas fichas no crime. No início da década de 1730, Dick se juntou a uma gangue que roubava cervos. 

Não demorou muito para se tornar assaltante, assassino e, principalmente, ladrão de cavalos – delito pelo qual era mais famoso e que, no fim, acabou lhe custando o pescoço. Capturado em 1738, o inglês foi condenado à morte. Seus feitos em (curta) vida podem não parecer tão notáveis, mas sua execução, em 1739, lhe tornou uma lenda do crime, tendo sido tema de baladas e de peças populares durante os séculos 18 e 19 – a maioria delas aumentando alguns pontos nos contos sobre suas aventuras.

2 e 3. Jesse James (1847-1882) e Frank James (1843-1915)
Trens, bancos, carruagens – nada estava a salvo quando Jesse James dominava o Velho Oeste. Nascido no Missouri em uma família dona de escravos durante a Guerra de Secessão, Jesse e seu irmão Frank se juntaram à Gangue Quantrill, grupo de guerrilheiros que apoiou o exército confederado separatista e escravagista. Com o fim da Guerra Civil, em 1865, Jesse se dedicou ao crime. 

Um ano depois já tinha encabeçado o primeiro dos muitos roubos a bancos que apareceriam nas páginas dos jornais e o tornariam famoso. Se ele já era uma celebridade em vida, a morte o tornou ainda mais lendário. Em 1882, James foi assassinado pelo covarde por Robert Ford, amigo e membro de sua própria gangue que ficou de olho na recompensa generosa oferecida pelo governador do Missouri pela captura do fora-da-lei. 

Após a morte do irmão, Frank James se rendeu e, depois de passar um ano preso (sem ser oficialmente condenado por nenhum dos crimes que cometeu), deu adeus à vida de crimes e viveu outros 30 anos em liberdade.

4. Billy the Kid (1859-1881)
Um assassinato para cada ano de vida. Assim foi imortalizado o habilidoso atirador e fora-da-lei, nascido William Henry McCarty, em um obituário publicado na semana de sua prematura morte, aos 21 anos. Mas o dado, provavelmente, não passa de ~licença poética~. 

Billy teria matado menos de dez pessoas ao longo de sua curta vida. A fama teve início quando o jovem pistoleiro começou a roubar, ainda na adolescência. Se a infância pobre o levou ao crime por necessidade, logo se tornou meio de vida, e the Kid se arriscava roubando cavalos e gado. 

Chegou a ser condenado à forca pela morte de um xerife, mas conseguiu fugir da prisão. Só que não demorou muito a ser capturado: em 1881 foi morto por um tiro do xerife Pat Garrett.
.
5 e 6. Butch Cassidy (1866-1908) e Sundance Kid (1867-1908)
Sundance Kid (sentado na ponta esquerda), Butch Cassidy (na ponta direita) e o restante do Wild Bunch.

Antes de se tornar uma lenda do crime, Butch Cassidy, nascido Robert LeRoy Parker, trabalhou em ranchos e açougues. Chegou a ser preso em 1894, por acusações de roubo de cavalos. 

Mas foi só depois de cumprir dois anos na prisão que Cassidy passou a se dedicar aos crimes que lhe garantiriam notoriedade – foi um planejador mestre de assaltos a bancos e trens, liderando a gangue Wild Bunch, da qual fazia parte seu parceiro Sundance Kid. 

Os caminhos de Butch e Sundance – nascido Harry Alonzo Longabaugh – se cruzaram depois que o ex-açougueiro saiu da prisão. A gangue era conhecida por empregar pouca violência e por sua eficiência – através de negociação e intimidação, realizaram juntos grandes assaltos. Procurados pela lei, em 1901, a dupla, acompanhada pela namorada de Sundance, Etta Place, fugiu para a Argentina e, depois, para a Bolívia. 

Por lá, não demoraram a voltar aos velhos hábitos. Reza a lenda que os bandidos foram mortos em um tiroteio em 1908, mas detalhes da morte de Butch Cassidy e Sundance Kid nunca foram confirmados.

7. John Dillinger (1903-1934)
Inimigo Público número 1. Assim era conhecido o americano John Dillinger, gângster que levava a sério seu trabalho. Durante a Grande Depressão, ele conduziu uma onda de assaltos no país – foram quatro delegacias de polícia e mais de 20 bancos saqueados. 

Seus feitos ousados estampavam os jornais e Dillinger ganhava popularidade, o que não agradou nem um pouco o governo americano, que pediu providências. O FBI, liderado por J. Edgar Hoover, promoveu uma caçada humana ao fora-da-lei, que acabou sendo morto a tiros em 1934.

8 e 9. Bonnie (1910-1934) e Clyde (1909-1934)
Foi também durante a Grande Depressão que o casal de bandidos Bonnie e Clyde consolidou sua reputação e entrou para a lista de inimigos públicos do Estado. 

No currículo da dupla estão cerca de doze roubos a bancos, outros muitos assaltos a postos de gasolina e pequenas lojas, além do assassinato desnecessário de uma porção de pessoas que deram o azar de cruzar o caminho dos jovens fora-da-lei. 

Depois de quatro anos juntos, o casal caiu em uma emboscada em maio de 1934 e foi alvejado por policiais.

Imagens: Domínio Público
AUTOR: SUPERINTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!