VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

INCRÍVEIS FATOS SOBRE O BRASIL

O Brasil é um país extremamente conturbado. Ele é amado internacionalmente por diversas qualidades, mas odiado por seus problemas. Ao mesmo tempo em que consegue organizar uma das maiores festas do mundo e trazer milhões de turistas, não consegue manter nenhum serviço público funcionando decentemente. Ao mesmo tempo em que consegue ser uma potência em diversos esportes, não consegue educar seu povo. ✎

Mesmo assim, o Brasil tem suas histórias e fatos interessantes:

A origem do nome
Pensando bem, o nome Brasil é meio bizarro. Mas a origem desse nome parece ser bem clara. Acredita-se que o nome de nosso país tenha vindo do famoso pau-brasil, uma árvore que é muito utilizada na tinturaria, devido a coloração vermelha que ela é capaz de produzir.

Acredita-se que o nome do pau-brasil tenha relação com a palavra portuguesa ‘brasa’. Ou seja, devido sua cor que lembra brasa e fogo, a árvore ganhou essa denominação e depois nosso país acabou herdando o mesmo nome.

Mas antes de sermos o Brasil, nosso país foi chamado de diversos nomes, entre eles: Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália, Império do Brasil e Estados Unidos do Brasil.

A floresta
Além do futebol, do carnaval e das bundas, o Brasil é mundialmente famoso por causa da grande floresta Amazônica. Além de ser a principal produtora de oxigênio do mundo, sendo responsável por quase 1/3 do que respiramos desse gás, a Amazônia ainda é uma das principais fontes de água doce do planeta. O rio Amazonas tem 20% de toda a água doce do mundo, sendo uma reserva invejável.

Escravidão
O Brasil foi um dos principais mercados escravistas do mundo. Acredita-se que 4 milhões de escravos tenham sido importados da África para o Brasil quando isso era permitido por aqui.

Religião
Apesar do crescimento do número de evangélicos e de pessoas que não possuem nenhuma filiação religiosa, o Brasil ainda é o maior país católico do mundo. Em torno de 130 milhões de pessoas se declaram católicos e vivem sob a jurisdição do Papa.

Capital fora da Europa
Uma das coisas mais estranhas da história do mundo político ocorreu no Brasil e não estamos falando do Mensalão nem da Lava-Jato. Em 1763, a capital do Brasil era Salvador, mas acabou sendo movida para o Rio de Janeiro. Até aí tudo bem, mas foi em 1808 que as coisas ficaram estranhas.

Portugal estava sendo invadido por Napoleão e a família real portuguesa precisava se esconder. Nessa fuga, eles escolheram o Brasil, mais precisamente a cidade do Rio de Janeiro e transferiam a capital de Portugal oficialmente pra cá. Entrando para a história como a primeira e única capital Europeia fora da Europa.

AUTOR: MINILUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!