Simulação do local onde estaria o San José (Foto: Reprodução da internet)
Um galeão espanhol que afundou em junho de 1708 com o que, acreditam especialistas e historiadores, "R$ 5,8 bilhões em ouro, prata e joias" a bordo foi achado no fundo do mar na altura de Cartagena (Colômbia), na sexta-feira (4/12)
O navio San José se envolveu na batalha de Wager contra embarcações britânicas durante a Guerra da Sucessão Espanhola.
O anúncio da descoberta foi feito pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, no Twitter: "Uma grande notícia".
A Guerra da Sucessão Espanhola ocorreu entre 1702 e 1714, pelo direito de sucessão da coroa espanhola, depois da morte do último monarca da Casa de Habsburgo, Carlos II de Espanha, sem deixar herdeiros da rainha Maria Luísa d´Orleans, a qual pertencia à família real francesa. O conflito reuniu Espanha, Reino Unido, França, Portugal e Países Baixos, entre outros.
Sob o comando de José Fernández de Santillán, o San José fazia parte de uma frota de 18 embarcações (14 mercantis e quatro bélicas) que tinha como destino a Espanha. No galeão, acredita-se que havia entre 7 e 11 milhões de pesos, que seriam usados para financiar a guerra.
A discussão sobre quem herdará o "tesouro" real espanhol nas águas do Caribe é alvo de discussão há décadas.
AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU