VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SEM SINAL DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO AVANÇADO EM TORNO DE ESTRELA "SUSPEITA"

Ilustração de uma Esfera Dyson, tipo de megaestrutura capaz de coletar toda a energia gerada por uma estrela que poderia ser construída por uma civilização avançada (Foto: Danielle Futselaar/SETI International)

A hipótese em torno da possível existência de uma megaestrutura alienígena na órbita de uma estrela a cerca de 1,5 mil anos-luz de distância da Terra acaba de sofrer mais um abalo. Designado KIC 8462852, o astro exibe um comportamento considerado estranho pelos astrônomos, com variações aperiódicas em seu brilho que chegam a 22%, o que gerou especulações de que ela poderia estar circundada por uma megaestrutura alienígena de um tipo conhecido como Esfera Dyson.

Em novo estudo coordenado pela Seti International, organização recém-criada com o intuito de procurar por sinais de vida extraterrestre inteligente, os cientistas não encontraram evidências da emissão de pulsos de laser vindos da região da estrela. Estes pulsos poderiam fazer parte de um avançado sistema de comunicação usado por uma civilização capaz de construir uma megaestrutura como uma Esfera Dyson.

Em estudo anterior divulgado no início do mês passado, pesquisadores do Instituto Seti, outra instituição dedicada à busca por inteligência extraterrestre, também não encontraram evidências de sinais de rádio emitidos pelos ETs. Já análise liderada por Massimo Marengo, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, aponta um enxame de cometas em uma órbita elíptica afastada como a mais provável explicação para as súbitas, grandes e irregulares quedas observadas no brilho da estrela.

- A hipótese de uma megaestrutura alienígena em torno da KIC 8462852 está rapidamente desmoronando – resume Douglas Vakoch, presidente da Seti International e um dos autores do estudo, submetido pra publicação no periódico científico “The Astrophysical Journal Letters” e disponível aqui. - Não encontramos evidências de uma civilização avançada emitindo sinais de laser deliberados na direção da Terra.

Durante seis noites entre o fim de outubro e o fim de novembro, os cientistas da organização usaram o telescópio de 0,5 metro de diâmetro do Observatório Ótico Seti de Boquete, no Panamá, para procurar por pulsos luminosos com duração de até um bilionésimo de segundo vindos da estrela. Embora seja relativamente pequeno, o telescópio está equipado com instrumentos que o fazem especialmente sensível a estes tipos de pulsos.

- Dada a grande distância da KIC 8462852, quase 1,5 mil anos-luz, qualquer sinal que recebêssemos hoje na Terra teriam partido da estrela pouco depois da queda do Império Romano - destaca Marlin Schuetz, diretor do observatório e coautor do estudo. - Precisamos ser especialmente sensíveis para detectar qualquer pulso de laser que viajou de tão longe.

A título de curiosidade, mesmo que a estrela abrigue uma civilização avançada, ela ainda está longe de poder observar qualquer sinal emitido pela nossa. Foi só a partir da invenção do rádio, no início do século XX, que passamos a lançar ondas eletromagnéticas artificiais ao espaço e, desde então, elas viajaram apenas pouco mais de 100 anos-luz, o suficiente para atingir estrelas como Sírius e Vega, mas ainda longe de alcançar a KIC 8462852. Além disso, após viajar esta distância, estes sinais estarão tão fracos que eventuais ETs terão que ter equipamentos muito sensíveis para poder detectá-los. No site da Lightyear FM é possível acompanhar as músicas de que época um alienígena ou viajante do espaço estaria ouvindo se pudesse sintonizar as emissões da Terra.

AUTOR: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!