VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 14 de abril de 2016

CHUVA DE METEOROS VAI ILUMINAR O CÉU DO CEARÁ NOS DIAS 22 E 23 DE ABRIL

FOTO: GOOGLE

Na madrugada dos próximos dias 22 e 23 de abril uma chuva de meteoros vai iluminar o ceú do Ceará. Conhecidas como Lírida, as pedras fazem parte apenas de um dos fenômenos astronômicos que ocorrem durante o ano. Na próxima segunda-feira, 18, o planeta Mercúrio, por exemplo, estará com a visibilidade aguçada após o pôr do sol.

De acordo com o astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, a Terra sempre encontra nuvens de pedras em sua trajetória em torno do Sol. "Cada mês a Terra encontra uma região de pedras, que são atraídas e se chocam com a atmosfera. Com o choque, o atrito com a atmosfera gera calor e faz aquele rastro brilhante no céu", explica. "As pessoas chamam esse brilho de estrela cadente".

Para observar a chuva, porém, é preciso estar em localidades pouco luminosas. Em Fortaleza, por exemplo, é mais difícil acompanhar os meteoros por conta da poluição luminosa. O "observatório" mais indicado são regiões mais afastadas da Capital, preferencialmente em sítios e fazendas.

As pedras são pequenas e não oferecem riscos a região urbana. "Há a possibilidade (de cair em centros urbanos), mas como 2/3 da Terra é água e maior parte das regiões não é urbanizada, a maioria das pedras cai no mar", diz o astrônomo.

"É um belo espetáculo para se assistir. A maioria queima na atmosfera e cai só o pó. Quando alguma tem núcleo mais denso, metálico, ele atinge a superfície". Serão mais de 40 meteroros chovendo a partir das 2 horas.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!