VISITAS!

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET
REDENET TIANGUÁ - (88)3671-1144/9-9739-8777/9-9428-2616

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SAIBA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE TIRADENTES

Muitas pessoas não entendem a importância de Tiradentes, mas o que poucos sabem é que ele se tornou o único brasileiro a ter o seu dia de morte declarado como feriado nacional. No 21 de Abril é “celebrado” o falecimento de um dos principais heróis nacionais, por isso nada melhor do que conhecermos algumas curiosidades sobre esse homem tão importante para o Brasil.

– Seu nome de batismo era Joaquim José da Silva Xavier, tendo nascido em 1746, em Minas Gerais, mais precisamente na Fazenda do Pombal, no distrito de São João del Rey. Não se sabe o dia exato do seu nascimento, apenas o seu batismo, que aconteceu em novembro do mesmo ano em que Tiradentes nasceu.
– Como dentista, Tiradentes odiava ter de arrancar dentes, fazendo assim o máximo para preservar os mesmos. Quando a situação era irreversível e existia a necessidade da extração do dente, Joaquim José da Silva Xavier realizava o processo e colocava coroas artificiais (feitas de osso de boi e de marfim e fabricadas por ele próprio).

– Já no alto do seus 40 anos, o inconfidente acabou por se apaixonar de Ana, uma bela menina de apenas 15 anos. O problema é que a mesma já estava prometida a outros pretendente. Mesmo sem ter se casado, Tiradentes teve dois filhos, João e Joaquina (cada um de uma mãe).

– Segundo informações e relatos da época, Tiradentes era muito feio, alto e bastante magro. Ao contrário do que se pensa, o herói nacional nunca usou cabelos e barga longos, uma vez que por ser militar, o mesmo tinha de estar sempre alinhado. Quando foi enforcado em 21 de Abril de 1792, Tiradentes estava com o cabelo raspado e também com a barba feita.

– Após sua morte, seu corpo foi separado em quatro partes e ficou exposto no caminho que levava do Rio de Janeiro até Minas Gerais. Sua cabeça foi transportada do Rio de Janeiro até a Vila Rica, em Minas Gerais, a fim de ser colocada em um poste na praça pública. 

Na terceira noite de exposição, a cabeça foi roubada e depois disso não mais encontrada.
– Quando esteve no Rio de Janeiro, Tiradentes participou de diversas reuniões revolucionárias iluministas. Nesses encontros, o inconfidente apresentou projetos de melhorias urbanas para o Rio. Entre eles podemos destacar o serviço de barcas de transporte para passageiro, construção de moinhos, armazéns e trapiches, além do abastecimento regular da cidades.

Essas são apenas algumas curiosidades de Tiradentes, em breve teremos mais novidades!

AUTOR: MINILUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!