VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS EM 4501 E NÃO EM 2015???

Seu calendário pode estar errado. Você sabia que na verdade estamos no ano de 4501 e não no ano de 2015? Descubra como isso pode ser verdade.

O calendário é um relato sistemático da passagem do tempo, usado para a organização cronológica das atividades. Este é um conjunto de regras ou normas que tentam combinar o ano civil com o ano tropical.

Atualmente, a maioria dos calendários têm por referência o ciclo que descreve a Terra em torno do Sol e são chamados de calendários solares.

O calendário sideral é baseado no movimento da Terra em relação a outras estrelas diferentes do sol.

Por que estamos em 2015?

Os romanos contavam os anos desde a fundação de Roma, ou seja, ab urbe condita, abreviado AUC.

Na era cristã, com o Papa Bonifácio IV, em 607 a origem da escala tornou-se o nascimento de Cristo. Um monge romeno, de Dionísio, matemático, com base na Bíblia e outras fontes históricas, entre 526 e 530, tinha fixado o nascimento de Cristo em 25 de dezembro do ano 753 AUC. 

Este ano, tornou-se o ano 1 dC, Anno Domini, Ano 1 do Senhor, mas os anos anteriores permaneceram anos AUC. Finalmente, no século XVII foram nomeados os anos anteriores ao 1 AD como antes de Cristo (a.C.), e os posteriores como anos depois de Cristo, d.C..
Ou seja, o fato de estamos em 2015 deve-se o nascimento de Jesus Cristo (personagem muito controverso).

Por que deveríamos estar em 4501?

O povo egípcio deu a humanidade uma variedade de conhecimentos, mas, certamente, um dos destaques é o calendário egípcio.

A origem deste calendário não é exato, mas muitos cientistas concordam que foi dinastia Shepseskaf que começou sua utilização. Fala-se que ele pode ter aparecido entre 2486-2479 aC, e, portanto, fala-se de um começo pré-dinástico.

Quanto ao porquê do surgimento deste calendário, que se caracteriza por ser Lunar e ter sido identificado como o primeiro de seu tipo na história da humanidade, deve-se a estar associado ao rio Nilo e suas cheias. No antigo Egito, as cheias do rio eram de vital importância, pois com eles foram organizados os respectivos ciclos de plantio e colheita.

Assim, os sacerdotes astrônomos egípcios ao ver que o calendário lunar não lhes permitia cumprir essa finalidade, decidiram observar melhor as estrelas, algo que eles fizeram durante vários anos. Depois de muita observação e de investigação descobriram que o movimento do Sol estava relacionado com as cheias do rio.

A cheia ocorria quando no céu, no meio do tempo da primavera, aparecia a estrela de Sirius poucos momentosantes do surgimento do Sol. Esse fato foi usado como o primeiro dia do ano em seu calendário.

O calendário egípcio, também conhecido como calendário civil, durava 365 dias, divididos em três períodos ou estações, cada um dos quais tinha 120 dias. No final do ano somavam-se cinco dias a mais, os heru renpet, em que se comemorava o nascimento dos deuses Osíris, Hórus, Seth, Ísis e Nefti.

Cada estação do calendário devido à sua utilização na agricultura correspondia às épocas de cheias do rio, plantio e colheita.
O calendário egípcio foi o primeiro a descrever um ano como 365 dias (3000 anos antes do calendário gregoriano), além de separa-lo em estações.

AUTOR: LINKERAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!