VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quarta-feira, 25 de março de 2015

OS TSUNAMIS MAIS AVASSALADORES DA HISTÓRIA

Os terremotos desde sempre assombraram a Terra, alguns são tão imperceptíveis que nem os notamos, mas outros são tão fortes que deixam uma onda de destruição no lugar onde ocorrem. Pior ainda é quando um deles ocorre no meio dos oceanos e mares, nesse caso, há menos lugar ainda para correr, pois eles causam tsunamis que podem submergir uma cidade inteiramente.
Não sabemos onde um deles vai ocorrer com tanta antecedência, mas se você estiver em uma praia e vir a maré recuando muito mais do que o normal, então saia correndo, pois um Tsunami está a caminho.

Erupção Minóica – Grécia Antiga, 1500 a.C.
O primeiro tsunami a ser registrado também foi um dos mais fatais já vistos pelo homem. Segundo estudos, ele ocorreu há mais de 3500 anos, teve ondas de quase 15 metros e pode ter provocado o fim da civilização minoica, residente à Ilha de Creta, não somente porque causou a morte de mais de 100 mil pessoas, mas porque justamente essas mortes, junto da destruição causada, criaram uma instabilidade e uma crise que enfraqueceu a civilização. O tsunami surgiu da erupção de um vulcão submerso perto da ilha mediterrânea de Thera.

Terremoto e Tsunami de Lisboa – 1755
O terremoto começou no Atlântico, gerando um tsunami com ondas de 6 metros de altura, mas que acabou atingindo várias cidades costeiras do Marrocos, da Espanha e de Portugal, sendo este o país mais atingido. Segundo relatos, as ondas fizeram o rio Tejo inundar e devastar o seu caminho, e até mesmo quem estava a uma boa distância das margens acabou ficando com água até a metade do corpo. Este foi o terceiro maior tsunami, causando mais de 60000 mortes.

Mar do Sul da China – 1782
Por ser mais antigo que o primeiro, não existem muitos relatos históricos, mas há um catálogo russo que mostra uma fatalidade de 40000 pessoas apenas em Taiwan, além de mostrar também que o tsunami inundou mais de 120 km do continente.

Krakatoa –1883
O vulcão da ilha de Krakatoa entrou em erupção e foi a mais forte explosão vulcânica já presenciada pelo homem: ela pôde ser ouvida lá da Austrália. A ilha entrou em colapso e acabou gerando ondas de até 40 metros de altura, atingindo até mesmo o Oriente médio, que fica a cerca de 7000 km de distância da Indonésia. O fenômeno acabou causando 36000 mortes.

TSUNAMI DE 2004
Acho que todos se lembram desta catástrofe ocorrida há alguns anos e que deixou cerca de 226000 mortos. Ele aconteceu por causa de um terremoto que se iniciou no fundo do Oceano Índico, durando quase dez minutos e entre 9,1 e 9,3 graus na Escala Richter. O tsunami resultante afetou principalmente a Indonésia, causando mais de 166000 mortes e deixando mais de 2 milhões de desabrigados na Índia, na Indonésia, no Sri Lanka, em Myanmar, na Tailândia, nas Maldivas e em muitos países do leste da África.

Como todos sabem, o Japão também foi vítima de um tsunami, felizmente as fatalidades não foram tão altas como nos anteriormente citados. Mas de qualquer forma, os estragos em todos os lugares atingiram grande escala.

Confira o vídeo que mostra as imagens de um dos tsunamis:

AUTOR: MINILUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!