VISITAS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, CONHECENDO OS MISTÉRIOS DO MUNDO!.

CURTA O MUNDO REAL 21 NO FACEBOOK

MUNDO REAL 21 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 12 de março de 2015

PESQUISA REVELA QUE NEANDERTAL FABRICAVA JOIAS COM GARRAS DE AVES

Imagem mostra garra polida e com cortes feitos deliberadamente; suspeita é que neandertais as usavam em colares ou braceletes (Foto: Plos One/Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores americanos e croatas constatou que os neandertais de Krapina, na Croácia, manipularam garras de águia-rabalva para elaborar joias há 130 mil anos, antes do surgimento do homem moderno na Europa.

Esta é a principal conclusão de um estudo publicado pela revista científica "Plos One", no qual os autores descrevem oito garras "ornamentadas", o que lança uma nova luz sobre as capacidades cognitivas dos neandertais.

Os fósseis foram descobertos há mais de cem anos e todos são de um mesmo período.

Segundo os autores da pesquisa, quatro garras têm várias marcas de corte, com as bordas suavizadas, e com vestígios de que sofreram algum tipo de polimento ou abrasão. Além disso, três delas têm pequenos encaixes na superfície, aproximadamente no mesmo lugar.

Isso sugere que elas poderiam fazer parte de um conjunto de joias, usadas como colares ou braceletes.
Seta aponta para área deliberadamente polida de garra (Foto: Plos One/Divulgação)

A revista lembrou, em uma nota, que alguns pesquisadores argumentavam que os neandertais não tinham habilidades simbólicas e poderiam ter copiado esse comportamento dos homens modernos.

No entanto, a presença das garras de 130 mil anos em Krapina indica que os neandertais devem tê-las utilizado para algum tipo de propósito simbólico, já que foram manipuladas de maneira deliberada.

Para o pesquisador David Frayer, da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, "trata-se de uma descoberta impressionante".

"É uma dessas coisas que aparecem repentinamente. É inesperado e surpreendente porque não encontramos nada parecido (com essas 'joias') até épocas recentes", garantiu Frayer.

AUTOR: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

VEJA TAMBÉM Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!