A série de imagens revela a face oculta da Lua, que nunca é visível a partir da Terra. O satélite DSCOVR, lançado em fevereiro, está orbitando a cerca de 1,6 milhão de km da Terra. A Lua, por sua vez, orbita a 384,4 mil km de nosso planeta.
A face oculta da Lua foi observada pela primeira vez em 1959, em uma imagem feita pela nave soviética Luna 3, e desde então tem sido registrada em várias missões da Nasa.
A câmera do satélite, chamada 'Epic' (Earth Polychromatic Imaging Camera, ou Câmera de Imagem Policromática da Terra), permite a obtenção de imagens com diferentes filtros para chegar a uma variedade maior de informações científicas. A "coloração natural" da imagem é resultado da combinação de três diferentes imagens.
O satélite DSCOVR está conduzindo atualmente uma missão de monitoramento em tempo real do vento solar para a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
"É surpreendente o quanto a Terra é mais brilhante do que a Lua", disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR. "Nosso planeta é um objeto verdadeiramente brilhante no espaço escuro em comparação à superfície lunar."
AUTOR: G1/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O MUNDO REAL 21 descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU